_Ciência

Acompanhe o aumento da população mundial ao vivo neste site

Plataforma americana traz dados em tempo real sobre a população mundial e informações demográficas simplificadas. Confira.

População mundial

Imagem: Ryoji Iwata/Unsplash/Reprodução

Você já parou para pensar quantas pessoas nascem no mundo a cada hora? No site World Population Review, criado pelo desenvolvedor freelancer Shane Fulmer, é possível acompanhar o aumento da população mundial em tempo real.

Não se engane, o site não é atualizado com todos os nascimentos ou registros que ocorrem ao redor do globo a cada minuto. Na verdade, ele utiliza uma estimativa de 2019 referente ao crescimento populacional para simular os números. 

O World Population Review também traz textos curtos, todos em inglês, contendo diversas informações demográficas – quais são os países mais populosos, cenários futuros, implicações etc. De acordo com o site, no momento em que pensei nessa frase, o mundo contava com 7,935,037,889 pessoas.

O país mais populoso do globo é a China, com cerca de 1,4 bilhão de habitantes. Índia e Estados Unidos ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar do ranking. O Brasil se encontra na sétima posição, com mais de 215 milhões de habitantes. A cidade do Vaticano, habitada apenas por 801 pessoas, ocupa o fim da lista. 

A tendência é que a população mundial não pare de aumentar. Em 2030, o número deve ultrapassar a casa dos 8 bilhões, chegando a mais de 10 bilhões em 2055. O aumento populacional está atrelado ao desenvolvimento de tecnologias na área de saúde, que permitirão uma maior expectativa de vida e menor mortalidade infantil. 

Mas vale atentar para o fato de que o site não considera a pandemia de Covid-19, declarada em março de 2020. Ou seja, as mortes ocorridas nesse período e os efeitos da doença para a população não foram estimados, o que abre espaço para possíveis erros. 

De toda forma, a plataforma não deixa de ter seus pontos positivos. Ela mostra, por exemplo, a evolução populacional desde 5 mil a.C. até o ano de 2020. Além disso, estima quantas pessoas existirão no mundo até o final do século. Você pode conferir tudo que o site oferece clicando aqui.

Sair da versão mobile