“Depois de mais de duas décadas de E3, cada uma maior que a anterior, chegou a hora de dizer adeus”
Adeus, E3! Organizadores anunciam fim definitivo da feira de games
Nesta terça-feira (12), a ESA (Entertainment Software Association) anunciou que a E3 está definitivamente encerrada. O evento anual já foi o maior da indústria dos games, mas vinha enfrentando sérios problemas e perdendo relevância no setor nos últimos anos.
— E3 (@E3) December 12, 2023
A última edição presencial do evento foi em 2019. Até então, a feira tinha um impacto bastante significativo na indústria dos games. Entretanto, nos anos seguintes sua organização foi tendo cada vez mais dificuldades para viabilizá-la.
O evento começou a perder força à medida em que as principais empresas do mercado de games começaram a apostar em eventos próprios para dialogar com os fãs. Atualmente, Nintendo, PlayStation e Xbox realizam ao menos dois eventos por ano para apresentar novidades diretamente para seu público, em um abordagem sem “intermediários”.
O golpe mais violento veio em 2020, quando a feira foi cancelada em razão da pandemia de Covid-19. Depois disso, mesmo com uma edição virtual em 2021, a E3 não se recuperou. A edição de 2022 também sofreu um cancelamento e o mesmo ocorreu com a de 2023, que perdeu apoio de grandes empresas do setor e precisou anunciar o cancelamento às vésperas de sua realização.
E3 perdeu espaço na indústria dos games
A E3 começou em 1995 e desde então foi se consolidando como a principal vitrine da indústria. Ao longo dos anos, foi palco de alguns dos momentos mais marcantes da indústria dos jogos, como o anúncios de videogames populares e de consoles revolucionários.
Tradicionalmente no final do primeiro semestre, a feira aos poucos vem sendo substituída por eventos como o Summer Games Fest. O evento é de responsabilidade dos mesmo organizadores do The Game Awards, o Oscar dos games, que acontece no fim do ano.
O Game Awards, no entanto, nunca foi uma unanimidade entre a comunidade gamer. Ele frequentemente sofre acusações por aparentar ser mais um evento comercial do que uma cerimônia de valorização dos jogos como elemento cultural e de entretenimento.