Cientistas criaram um novo software que irá identificar automaticamente qualquer imagem modificada no Photoshop. O software por enquanto está focado em rostos, mas eles dizem que em breve ele poderá analisar qualquer tipo de imagem.

O sistema, criado por Hany Farid e Eric Kee, do Darmouth College, em Hanover, nos EUA, usa oito parâmetros estatísticos para detectar mudanças reais no modelo, e não mudanças comuns como corte e ajuste de cor. Ele pode farejar modificações geométricas, como aquela melhoradinha naquela espinha, e no futuro aquela encolhida na cintura para deixar a modelo mais fininha. Ele também detecta mudanças de textura, como suavização da pele.

Eles treinaram o programa usando imagens de 350 voluntários, e a precisão foi de 80%. A primeira versão do software é focada em rostos, mas que eles podem facilmente reconfigurá-lo para detectar manipulações em qualquer tipo de imagem. E poderemos usar em todos os vazamentos supostamente falsos de produtos, né.

Com isso, eles esperam que as publicidades incluam a percentagem de manipulação ao lado dos rostos e corpos das modelos, como um aviso às mulheres que possam ter problemas de autoconfiança, levando a doenças como anorexia. É uma ótima ideia, mas que infelizmente se tornará real em curto prazo. Infelizmente. [Nature]

Imagens por Ellf