Adeus, transportador de ônibus espaciais – e obrigado por ser tão sensacional

O último dos Boeing 747 que transportou ônibus espacial nas últimas décadas foi oficialmente aposentado pela NASA. Ele era sensacional.

Você está olhando para o segundo dos dois Boeing 747 transportadores de ônibus espaciais que está sendo levado para seu lugar de descanso no Joe Davies Heritage Airpark em Paldale, Califórnia, EUA. Após mais de duas décadas carregando ônibus espaciais pelos EUA, as duas aeronaves lendárias estão oficialmente aposentadas.

Ao longo de 20 anos, eles fizeram 66 voos carregando uma espaçonave em sua fuselagem, incluindo 17 missões nas quais transportou as naves do Centro de Pesquisa Espacial Dryder (atual Armstrong) da NASA após aterrissagens na Base de Força Aérea Edwards para o Centro Espacial Kennedy na costa da Flórida. Até a aposentadoria, em 8 de fevereiro de 2012, eles acumularam 33.004 horas de voo em uma careira de 38 anos.

Eis algumas fotos e um vídeo de uma das aeronaves mais espetaculares que já voou nos céus do nosso planeta:

Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas