Steve Jobs estava certo. O Flash não tinha como sobreviver em um mundo com HTML5. E agora, quase cinco anos após Jobs ter dito isso, a Adobe está finalmente deixando de lado o nome Flash e mudando a plataforma de desenvolvimento tal como a conhecemos. Adeus, Flash Professional. Olá, Adobe Animate CC.

As notícias de que a Adobe deixaria de usar o nome Flash apareceram de forma subliminar em um anúncio sobre o novo pacote Adobe Animate CC. A aplicação parece um update do Flash Professional — embora com uma grande ênfase em HTML5 e pouquíssimo destaque para Flash. Inclusive, em um post em blog oficial, a própria empresa encoraja os desenvolvedores a deixarem a plataforma de lado:



Olhando para o futuro, nós encorajamos que criadores de conteúdo utilizem novos padrões web. Da nossa nossa parte, continuaremos concentrados em fornecer as melhores ferramentas e serviços para desenvolvedores e designers criarem conteúdos surpreendentes para a web.

O software vai ser lançado em janeiro de 2016 e ainda oferecerá suporte a arquivos Flash. Como boa parte do conteúdo criado com Flash já usa HTML5, a Adobe deveria se livrar do desajeitado e velho padrão Flash de uma vez por todas. Porém, a empresa afirmou que continuará a trabalhar com o Facebook para que games feitos na plataforma continuem a funcionar de forma segura no ambiente da rede social.

Sobre o lançamento da Adobe, o novo pacote Animate CC parece incrível. E diferente dos conteúdos Flash, os navegadores oferecerão suporte às animações que você fizer! Você deveria também se livrar do Flash assim que possível. Ah, e nos agradeça depois por isso.

[Adobe e The Verge]

Imagem do topo: Shutterstock/Adobe/Gizmodo