Agora que publicar fotos próprias nas redes sociais se tornou uma carreira para muita gente, a Adobe colocou alguns dos poderosos recursos de edição do Photoshop em seu novo app de câmera que usa inteligência artificial para fazer todo o trabalho duro para você. Mas o aplicativo não só aplica filtros que você pode visualizar antes de tirar uma foto — o Photoshop Camera pode até substituir partes indesejadas de uma foto enquanto você ainda a enquadra.

O novo aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iOS (não precisa de assinatura paga do Adobe Creative Cloud), faz parte dos esforços recentes da empresa para tornar suas poderosas ferramentas de edição e criação de imagens disponíveis e acessíveis a uma base de usuários mais ampla.

É uma abordagem que, na maioria das vezes, não compromete recursos avançados das ferramentas de edição de imagens da Adobe. Isso se deve ao sistema de inteligência artificial da empresa, chamado Sensei, que automatiza o processo de edição para usuários iniciantes que não têm horas para gastar em uma foto ou anos para aprender e dominar um software tão completo quanto o Photoshop.

Com o uso inteligente de várias lentes e inteligência de software, os smartphones agora são capazes de criar fotos que rivalizam com fotos de câmeras digitais caras, mas isso pressupõe que você gastou uma grana a mais em um modelo atual de celular.

Um dos maiores apelos do Adobe Photoshop Camera é que o app apresenta recursos como desfocar o segundo plano para smartphones mais antigos, aproveitando os recursos de processamento de imagem do Sensei. Ele pode separar objetos de forma automática e inteligente, permitindo que os fundos fiquem embaçados, sejam aprimorados e e tenham correção de cores ou mesmo sejam completamente trocados.

Quando você abre o aplicativo, o Adobe Photoshop Camera começa imediatamente a analisar o feed da câmera do seu smartphone e a aplicar aprimoramentos em tempo real antes mesmo de pressionar o botão para disparar o obturador. Também sugere quais filtros podem ser melhor utilizados para melhorar a foto.

Se você estiver tirando uma selfie, por exemplo, ele irá sugerir o uso de um dos vários filtros de iluminação de retrato para aprimorar seu rosto, alterando sutilmente a maneira como ele fica iluminado.

Se você estiver enquadrando uma foto que inclua o céu, como esta abaixo, o app sugerirá um dos vários filtros de substituição do céu. Era um dia escuro e nublado quando capturei esta imagem num céu azul com nuvens brancas e só foi necessário o esforço de um clique — embora reposicionar e ajustar a escala das nuvens também fosse uma opção. O aplicativo se inclina a automatizar todos os ajustes de fotos que faz, mas alguns ajustes manuais podem ser feitos (que variam de filtro para filtro) e também oferece integração com a versão móvel do Adobe Lightroom, se você não estiver completamente satisfeito com os resultados.

Foto original (à esquerda) e as outras são de filtros do app Photoshop CameraFoto original (à esquerda superior) e as outras são de filtros do app Photoshop Camera. Crédito: Andrew Liszewski/Gizmodo

Se um dia nublado não é a estética que você está procurando, o Adobe Photoshop Camera pode realizar transformações do dia para a noite, trocando um céu iluminado pelo sol por um cheio de estrelas e, em seguida corrigindo automaticamente as outras partes da cena para que a foto pareça que foi tirada à noite. As edições automatizadas nem sempre são perfeitas, mas os resultados geralmente são impressionantes, pois não exigem nenhum esforço do usuário.

Foto original do Thanos ao lado de várias opções com filtros do Photoshop CameraFoto original do Thanos ao lado de várias opções com filtros do Photoshop Camera

Uma pequena variedade de filtros está disponível no aplicativo quando você baixe e abre ele pela primeira vez, mas filtros adicionais podem ser baixados dependendo do seu gosto. Provavelmente, havia vários filtros que eu nunca usaria, como os de história em quadrinhos ou que substituem os planos de fundo por ilustrações de desenhos animados, mas você pode removê-los conforme necessário, para que nem sempre esteja percorrendo uma longa lista procurando seus favoritos.

A Adobe prometeu que novos filtros, incluindo muitos criados por artistas associados à empresa, serão enviados regularmente. No lançamento, os filtros disponíveis tendem a serem mais de efeitos artísticos, presumivelmente para exibir o app e os recursos do Sensei, mas há alguns que oferecem ajustes mais sutis, como falsificar a iluminação da fotografia de retrato ou melhorar fotos de comida.

A empresa também afirma que o app funcionará em dispositivos tão antigos quanto o iPhone SE original de quatro anos atrás, além de todos iPhones a partir do iPhone 6S que estejam com o iOS 12 ou iOS 13, enquanto o suporte para Android inclui o Pixel 3/XL, Samsung Galaxy S9/9+, Samsung Galaxy S10/S10+, Galaxy Note 9/Note 10/10+, Galaxy S20/S20+, One Plus 6/6T e superior, desde que estejam executando o Android 9 ou Android 10.

Importante notar que nos meus testes houve lentidão no iPhone 8 com interrupção ocasional na visualização de filtros mais complexos em tempo real. Quanto mais potência você conseguir, mais suave será a experiência que você terá, mas mesmo na sua forma atual, não demorará muito para que você passe a achar chatos os filtros do Instagram os quais você sempre confiou.