_Aplicativos

Adobe Photoshop Fix reúne os recursos essenciais do Photoshop e é gratuito

Este app não é um substituto para a versão completa do Photoshop, mas é poderoso - e é uma surpresa que a Adobe o esteja oferecendo de graça.

O Adobe Photoshop Fix é um aplicativo criado para iniciantes que foi demonstrado no evento de setembro de Apple. E nos últimos dias, eu venho testando o app. Alterei alguns sorrisos e retirei alguns objetos feios de fotos enquanto usava um iPad 3 – e o Fix foi bem impressionante.

Claro, o Photoshop Fix não é um substituto para a versão completa do Photoshop, mas é uma poderosa ferramenta de edição – e, sinceramente, fiquei espantada que a Adobe o esteja oferecendo de graça.

Usando

Eu venho usando programas da Adobe desde a época do CS3, mas isso não me preparou exatamente para experimentar o Fix, pois ele é bem diferente de qualquer das suas iterações para desktop.

Por exemplo, encontrar a ferramenta que eu queria para aplicar um certo efeito inicialmente exigiu um pouco de trabalho. Todas as ferramentas de edição ficam na parte inferior da tela, assim:

Depois de selecionar uma ferramenta, aparecem na esquerda as opções para alterar coisas como o tamanho, a opacidade ou a cor. Ao mover o dedo (ou caneta) para cima ou para baixo, você aumenta ou diminui o tamanho da ferramenta selecionada. Para escolher uma cor o processo é o mesmo, exceto que você obtém um belo espectro para escolher.

Na seleção de cor, você tem a opção de escolher entre uma paleta RGB para a web ou CMYK para impressão. O aplicativo enumera um curto histórico de cores que você usou antes, tornando mais fácil alternar entre elas. Além disso, você pode salvar suas próprias amostras como “temas” em sua biblioteca de cores.

A única coisa que eu esquecia de fazer depois de aplicar um efeito era salvá-lo. Isso porque, na versão desktop do Photoshop, você podia mudar rapidamente entre ferramentas de edição. Mas no Fix, após editar uma camada, você tem que tocar em um pequeno círculo/tique no canto inferior direito para que o app salve seu trabalho.

No geral, o aplicativo foi bastante intuitivo e não ficou lento, mesmo no antigo processador A5X do iPad 3.

Liquify

O recurso mais útil do Liquify é a ferramenta para deformar o rosto, e usar isso no Photoshop Fix é superfácil. Depois de tocar em “Liquify” no conjunto principal de ferramentas, há um efeito chamado simplesmente de “Rosto”.

O app identifica partes de um rosto que ele pode alterar, e coloca pequenos círculos sobre essas áreas. Toque em um círculo e aparecem as opções para aumentar detalhes, diminuí-los, mudar o sorriso e muito mais.

Eu experimentei isso em uma imagem borrada, em uma selfie e em uma foto de alta resolução na qual tudo estava nítido e em foco. O recurso funcionou melhor na imagem de alta resolução, provavelmente porque as características do rosto eram mais fáceis de se identificar.

Também há outros efeitos dentro do Liquify, mas é melhor não os usar em um rosto.

Healing

O “Healing” é outra grande vitória para o Fix: ele resolve problemas em sua foto para deixá-la perfeita. Isto reúne o poder de algumas ferramentas para desktop em uma só.

Eu decidi consertar esta imagem do casamento do meu amigo. Eu achei que tinha tirado uma foto surpreendente dos dois recém-casados ​​saindo da igreja para o carro. No entanto, o fotógrafo do casamento estava atrás do Cadillac azul-elétrico.

O Healing fez um bom trabalho em remover o fotógrafo. Não é perfeito, mas ficou bom o bastante.

Ao tirar o zoom, não fica muito óbvio que a foto foi adulterada. Assim, para o Instagram ou Facebook, o Photoshop Fix faz o trabalho perfeitamente.

Vale a pena?

Sim. O app é gratuito com um Adobe ID (ou mesmo se você não tiver um). Para Photoshoppers incondicionais, você também pode exportar seus projetos do Fix em camadas para o Photoshop CC e editá-los depois, por isso esta é uma boa ferramenta para ter em seu arsenal de edição móvel.

O objetivo do Fix é fazer a Adobe ganhar destaque na arena de apps para edição de fotos. E para um aplicativo ter sucesso no celular e tablet, ele precisa =ser fácil de usar, barato e útil. O Photoshop Fix é tudo isso.

O app está disponível para iPhone e iPad, e virá ao Android em breve.

Sair da versão mobile