Ciência

Afinal, o que os cães vêem quando assistem à TV?

O que os cães enxergam quando assistem à TV? Eles têm programas preferidos? Descubra essas curiosidades com o Giz Brasil
Imagem: Reprodução/Unsplash

No início deste mês, o The New York Times noticiou o fenômeno de “Flow”, animação vencedora do Oscar que manteve pets atentos à televisão. Em entrevista ao jornal, Matiss Kaza, produtor e roteirista do filme, disse que acredita que os sons reais de animais presentes ​​na produção atraem a atenção dos animais. E ele parece estar certo.

Uma pesquisa publicada no Applied Animal Behaviour Science, em 2024, descobriu que os cães ficam mais engajados quando assistem a vídeos que apresentam outros animais, principalmente de sua própria espécie.

Em entrevista recente ao NPR, a oftalmologista veterinária Freya Mowat, que conduziu o estudo, disse que os sons naturais, músicas suaves e cores bonitas em “Flow” podem atrair os bichos para a tela. Segundo ela, o contraste entre o preto e o fundo colorido é “muito visível para um cão”.

Sem diálogos, o filme segue a jornada de um gato, uma capivara, um cachorro, um lêmure e um pássaro enquanto eles tentam sobreviver a uma enchente.

Após receber mais de mil respostas de donos de cães no mundo, o estudo de Mowat também descobriu que a idade e a visão do cão influenciam na interação com a tela e que cães de esporte e pastoreio assistem a todos os tipos de conteúdo mais do que outras raças.

Além disso, eles são atraídos por movimento e não se interessam muito por humanos na TV. Mais de 10% deles se interessou por desenhos animados.

Mas afinal, o que acontece com os cães quando eles estão em frente à TV?

De acordo com o PetMD, os cães podem assistir à televisão – e até gostar. No entanto, eles têm a visão menos nítida do que humanos e podem preferir se aproximar mais da tela para enxergarem com mais nitidez.

Além disso, a percepção de cores também é diferente, já que os cachorros têm apenas dois tipos de células de processamento de cores em suas retinas, uma a menos que nós. Então, por só conseguirem ver azul, verde e amarelo, essas cores podem ser mais atrativas para eles.

Por outro lado, eles têm mais bastonetes, o que aumenta a visão noturna. Como são mais sensíveis ao movimento, eles captam oscilações de até 75 hertz, enquanto pessoas não notariam tremores mais rápidos do que 55 hertz.

Também é provável que os cães saibam que as imagens não são reais. Isso visto que elas não possuem cheiro – o sentido mais importante para eles. Mesmo assim, ainda é possível que eles tentem latir de volta para a televisão. Então, é melhor não escolher nada que os estressem.

Assim como seres humanos, alguns cães podem não gostar de TV, ou preferir uns programas a outros. Isso pode ter influência, por exemplo, da raça, já que a capacidade de visão difere entre cada uma.

Por isso, assistir ou não à TV com seu pet (ou deixá-la ligada ao sair) é uma decisão pessoal, desde que não substitua atividades físicas e brincadeiras. Mas, aqui vai uma dica: eles tendem a preferir assistir a animais reais em movimento, e não os de desenho animado.

Na dúvida, vale experimentar e ficar atento às reações do bichinho.

Com informações de Hill’s Pet.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas