Eu nem me lembro da última vez em que fui a uma agência do meu banco — aquela física, com endereço que você encontra no Google Maps. Mas se as coisas legais que a agência conceito da Cantarino Brasileiro e Relatório Bancário em exibição na Casa Cor, em São Paulo, se tornarem reais, ah eu voltarei a frequentá-las. Kinect? Vídeo conferência? Biometria? Essa agência do futuro parece muito bacana — e segura.

Com um time de parceiros e tecnologias de peso, que inclui Samsung, Dell, Diebold, TecBan, Mobbit e outras, a Cantarino Brasileiro, especializada em tecnologia bancária e educação financeira, montou na Casa Cor, em São Paulo, a Agência Conceito Relatório Bancário, um espaço de 75 m² recheado de coisas futuristas que, amanhã, poderão estar aí, na sua agência, ajudando na tomada de decisões financeiras e incrementando a segurança.

Segundo Marcos Catarino, diretor da Relatório Bancário:

“Muitas das inovações apresentadas se sustentam em tecnologias que já são bem conhecidas pelas pessoas, como a interface Knect e a vídeo conferência. A novidade é como essas tecnologias, vindas de áreas como jogos e aplicações móveis, são criativamente inseridas no contexto da agência bancária.”

E as inserções parecem, de fato, úteis, não meras provas de conceito ou coisas supérfluas. Kinect para saber as opções e informações do banco, telões de 40″ para vídeo conferência com especialistas a postos para darem conselhos de investimentos e abertura de contas usando biometria e um sistema de assinatura eletrônica. Além dos destaques, há pequenos detalhes que também chamam a atenção, como as divisórias transparentes que ficam opacas quando o cliente se aproxima do terminal. Melhor que isso só se os juros do cheque especial e do cartão de crédito caíssem a níveis mundanos, mas aí já é futurismo demais, né?

A Casa Cor vai até o dia 22 de julho no Jockey Club de São Paulo, na Av. Lineu de Paula Machado, 1.173, das 12h às 21h30. A agência tem uma página no Facebook também.