Agora é oficial: TikTok Shop chega ao Brasil; saiba detalhes

O Brasil é o 12º país a receber o TikTok Shop
Imagem: Olivier Bergeron/Unsplash/Reprodução

Nesta quinta-feira (8), o TikTok anunciou o lançamento de sua plataforma de compras, o TikTok Shop, no Brasil. Agora, os usuários da rede social chinesa podem descobrir e acessar marcas e vendedores através de vídeos. Marcas como Natura, Boticário, L’Oréal, Stanley, C&A e Riachuelo já aderiram à novidade, de acordo com o Meio & Mensagem.

Como vai funcionar o TikTok Shop?

banner

Para divulgar seus produtos, as empresas poderão usar recursos de vídeo e Live Shopping diretamente no feed Para Você dos usuários. Além disso, eles ainda terão direito a uma vitrine personalizável na página de perfil e uma plataforma de suporte (FAQ). O TikTok Shop também contará com uma aba própria no app nos próximos meses.

Outra forma de venda é através de duas modalidades de colaboração em seu programa de afiliados. Na versão aberta, a marca deixa itens de seu portfólio disponíveis para solicitação de uso em vídeos. Então, os criadores inserem as tags para revendê-los, recebendo uma porcentagem do TikTok.

Já na colaboração direcionada, a marca disponibiliza produtos para criadores selecionados. De qualquer forma, a plataforma, assim como o criador, recebe uma porcentagem de comissão não revelada no modelo de negócios.

Podem participar creators acima de 18 anos, com mais de cinco mil seguidores e publicações nos últimos 180 dias. A intenção é possibilitar que influenciadores realizem publicidades sem necessidade de contrato com as marcas e que usuários comprem sem sair do app.

Embora os vendedores sejam responsáveis pelo estoque dos produtos, a entrega terá supervisão do TikTok com os Correios em todo o país. Além disso, vale destacar que todo o processo de compra é feito dentro do aplicativo e não há custos para abrir uma loja na plataforma.

O Brasil é o 12º país a receber o TikTok Shop. A novidade surgiu em 2021 na Ásia e no Reino Unido e, mais tarde, se expandiu para os Estados Unidos. Agora, está chegando também ao México e Espanha.

No Brasil, a plataforma de e-commerce contempla cinco categorias: beleza e saúde; moda; casa e decoração; eletrônicos; e esportes. Futuramente, novos segmentos devem ser contemplados, com restrição para produtos infantis.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas