_Clima

Agora ou nunca: Painel de mudanças climáticas diz que esta década é decisiva para a humanidade

O novo relatório sobre o clima do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas chega em um momento que onde as mudanças climáticas não podem mais ser ignoradas

Incêndio

Foto: Sergio Azenha (AP)

Você não precisa ser um cientista para saber que a Terra está em uma imensa crise climática, mas o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), publicado esta semana, deixou os especialistas cheios de dúvidas sobre os impactos que isso está causando e ainda irá causar em todo mundo.

Em um verão de ondas de calor sem precedentes, incêndios florestais, inundações e todas as mortes e sofrimentos que os acompanham, os principais cientistas climáticos do mundo emitiram seu mais severo aviso até agora.

A influência da humanidade sobre o clima é “inequívoca”, adverte o relatório, antes de continuar listando os impactos climáticos que irão piorar exponencialmente se não agirmos.

“O fato de o IPCC ter concordado, com o acordo de todos os 195 países membros, que é ‘inequívoco’ que a atividade humana está causando mudanças climáticas, é a declaração mais forte que o IPCC já fez”, Ko Barrett, o vice-presidente do IPCC, disse em uma coletiva de imprensa.

Os 234 cientistas por trás do relatório também deixam claro que é agora ou nunca a melhor chance do mundo de evitar impactos ainda mais terríveis das mudanças climáticas – ao mesmo tempo que mostram que cada tonelada de poluição de carbono e cada décimo de grau são importantes.

O momento do relatório não chega apenas em meio ao desdobramento da emergência climática, mas também a poucos meses de uma grande conferência climática em Glasgow que pressionará os países a melhorarem suas promessas ao Acordo de Paris.

No momento, o lote atual de compromissos deixaria o mundo no caminho certo para ultrapassar a meta do acordo de limitar o aquecimento a 2 graus, muito menos a meta de estender as emissões para atingir os 1,5 graus Celsius. A Big Oil – culpada por tanto da crise climática – tem feito tudo o que pode para influenciar essas negociações. O último relatório do IPCC aumenta a urgência de os países melhorarem suas promessas e ignorarem os agentes do atraso.

“Ainda é possível evitar muitos dos impactos mais terríveis, mas realmente requer uma mudança transformacional sem precedentes – a redução rápida e imediata dos gases de efeito estufa”, disse Barrett.

Os impactos das mudanças climáticas estão aqui

Você sabe disso, é claro. Mas o relatório – o sexto lançado desde 1990 – ainda os expõe em termos rígidos. A queima de combustíveis fósseis aumentou a temperatura média global em 1,1 graus

Todavia, os impactos desse aquecimento não são distribuídos uniformemente. O Ártico está esquentando duas vezes mais rápido que a média global. Os já vulneráveis, desde litorais onde os mares estão subindo até regiões atingidas pela seca em todo o mundo, também estão sofrendo mais.

Embora alguns sejam mais vulneráveis ​​do que outros, os efeitos da crise climática estão afetando todos os cantos da Terra. Nenhuma região é segura e os impactos vão piorar, a menos que a sociedade aja.

O relatório avisa que algumas mudanças podem ser feitas. Os danos já causados ​​às camadas de gelo podem ser irreversíveis por centenas de anos, senão milênios, e o nível do mar “permanecerá elevado por milhares de anos”. Isso não significa que devemos jogar a toalha. Na verdade, o relatório mostra que não podemos. A descarbonização é nosso único caminho para a sobrevivência.

O limite de 1,5 grau pode chegar mais cedo do que o esperado, mas podemos reverter 

Três anos atrás, o IPCC divulgou um relatório importante alertando que permitir que a Terra se aquecesse em 1,5 grau Celsius teria consequências devastadoras. O novo relatório mostra que esse futuro é quase certo. Na verdade, ele estará aqui mais cedo do que esperávamos – provavelmente na próxima década ou duas.

Embora as estimativas do IPCC de 2018 afirmem que provavelmente chegaremos a esse ponto em 2040, o novo relatório usa um modelo atualizado que estima que podemos estar no caminho para ultrapassar esse limite até 2030. Mesmo no melhor cenário, em que o mundo empreende rapidamente e atua para reduzir os impactos climáticos, podemos muito bem ainda ultrapassar 1,5 grau.

Na metade do século, as escolhas do mundo sobre a rapidez para limitar a poluição do carbono começarão a levar a climas divergentes.

Reduzir as emissões rapidamente e agora, fará com que o aquecimento global estacione em torno de 1,5 grau Celsius. Mesmo se os líderes mundiais fizerem mudanças sem imediatas em todos os setores econômicos e na sociedade em geral para interromper as emissões, provavelmente ainda passaremos de 1,5 grau. Ainda assim, podemos fazer a curva na direção certa e, no final do século, evitar que o clima saia dos trilhos.

Continuar emitindo, no entanto, fará com que o mundo esquente ainda mais. Fazer isso trará consequências graves. Nem toda a vida será capaz de se adaptar às novas condições, mais quentes e mais perigosas.

O relatório apresenta narrativas climáticas radicalmente diferentes

Para estudar a crise climática, os cientistas criaram uma série de cenários conhecidos como Caminhos Socioeconômicos Compartilhados (SSPs, sigla em inglês). Eles oferecem os contornos gerais de como o mundo poderia ser, tanto em termos sociais quanto climáticos.

“O novo relatório não faz rodeios ao delinear as consequências contínuas de nossas crescentes emissões de gases de efeito estufa e como essas escolhas nas próximas décadas levarão a futuros climáticos totalmente diferentes”, Kim Cobb, coautora do relatório e pesquisadora de corais na Geórgia Tecnologia, falou em entrevista.

O que o novo IPCC revela são caminhos totalmente diferentes dos atuais. Os cenários mais pessimistas, apelidados de SSP5-8.5 e SSP3-7.0, mostram as emissões de gases de efeito estufa atingindo novos patamares durante grande parte do século XXI. O mundo poderia ultrapassar as metas de temperatura do Acordo de Paris em meados do século. O aquecimento global continuaria a aumentar e o planeta estaria até 4,4 graus Celsius mais quente no final do século.

Captura de tela: IPCC

Isso daria início a um planeta irreconhecível para aqueles de nós vivos hoje: a biosfera se desintegraria, partes do planeta iriam se tornar inabitáveis ​​e as ondas de calor que acontecem a cada 50 anos, no clima atual, seriam corriqueiras. Além disso, essas ondas de calor seriam 5,3 graus Celsius mais quentes.

Um cenário mais intermediário que se alinha com as atuais promessas climáticas do mundo seria apenas um pouco melhor. Andrew Dessler, um cientista climático da Texas A&M, disse em um e-mail que mesmo nesse cenário, os impactos seriam “tão graves que trataríamos o furacão Harvey, a onda de calor PNW e os incêndios na Califórnia como ‘bons e velhos tempos”’.

A probabilidade de ondas de calor no futuro em diferentes cenários de aquecimento

Igualmente irreconhecíveis são os cenários mais positivos. Denominados SSP1-1.9 e SSP1-2.6, esses cenários veriam o mundo cumprir as metas do Acordo de Paris e, no caso do SSP1-1.9, cumprir a meta de 1,5 grau com toda a probabilidade. O que seria estranho, porém, seria a sociedade e não o sistema climático. Sim, um mundo de 1,5 graus Celsius seria mais quente e mais perigoso. As ondas de calor que acontecem a cada 50 anos, por exemplo, seriam cerca de oito vezes e meia mais prováveis ​​e 2 graus mais quentes. Não é ótimo, mas certamente menos pior que as outras alternativas.

Para atingir esse objetivo, será necessária uma reorganização da sociedade em uma escala nunca vista na história humana. Seria o mesmo que amontoar todos os avanços médicos feitos entre a penicilina e as vacinas de mRNA atuais em algumas belas décadas.

Mas, assim como esses avanços nos trataram bem, o tratamento da poluição por carbono também o trataria. O relatório observa que reduziria a poluição do ar associada à queima de combustíveis fósseis, além de diminuir os impactos das mudanças climáticas sobre os mais vulneráveis. Ao escolher este futuro diferente, estaríamos optando por reorganizar a sociedade em torno de salvar vidas. Estaríamos escolhendo nos concentrar na prosperidade compartilhada. Estaríamos escolhendo proteger a natureza.

Não podemos descartar pontos de inflexão climática 

Cientistas do clima há muito alertam que o aquecimento global pode desencadear certos “pontos de inflexão” – cenários em que o aquecimento global desencadeia uma cascata de efeitos que iriam permanecer.

O novo relatório é o primeiro do IPCC a analisá-los profundamente. Ele descobre que, embora a maioria seja improvável, não podemos descartá-los.

Na semana passada, um estudo angustiante descobriu que outro ponto de inflexão, o colapso da Circulação de Virada Meridional do Atlântico está atualmente em um “ponto próximo a uma transição crítica”.

Se essa corrente global for desestabilizada, as temperaturas no Norte podem cair vertiginosamente e o nível do mar pode subir rapidamente. Outros relatórios recentes disseram que a floresta amazônica atingiu recentemente um ponto crítico e agora está produzindo mais carbono do que sequestrando devido aos incêndios.

O IPCC considera que esses e outros eventos, como o colapso da camada de gelo da Groenlândia, são possíveis, embora improváveis. O fato de o IPCC ser conservador e estar reconhecendo essas perspectivas, é um sinal de crescente preocupação entre os cientistas do clima e é assustador pensar nisso.

Nada disso é novidade – mas ainda é importante

As principais observações neste relatório são claras há décadas. Os primeiros modelos do IPCC previram o caminho de aquecimento em que estamos. E cada novo relatório do IPCC deixa claro que, quanto mais adiarmos a descarbonização, maior será o risco de um colapso catastrófico do clima – e mais desafiador será o próprio processo .

Esses relatórios também são conservadores por natureza. Já se passaram sete anos desde que o último IPCC foi lançado. A nova versão resume toda a ciência que aconteceu no meio, compilando 14 mil estudos.

Esse conservadorismo pode ser útil; é bom ter um padrão ouro para a ciência do clima. Mas também pode ser irritante; pessoas estão morrendo por causa da mudança climática agora, e esperar sete anos para publicar um relatório parece um luxo.

Dito isso, o momento  é absolutamente vital. Nos EUA, os democratas estão avaliando um conjunto de grandes projetos de infraestrutura que poderiam ser a melhor – e talvez a única – chance nesta década de colocar o maior emissor histórico do mundo no caminho certo para limpar sua atuação.

A reunião de novembro em Glasgow também será um momento crucial para todos os países.

“Nós sabemos como resolver esse problema”, disse Dessler. “Precisamos mudar nosso sistema de energia de combustíveis fósseis para energia verde. Não há mistério aqui”.

Não existe a opção de reduzir as emissões com apenas um clique. É preciso muito trabalho. Os cientistas deixaram o desafio. Agora, é hora de a sociedade civil pressionar os líderes para que comecem a tempo.

Sair da versão mobile