_Facebook

Agora a palavra “face” é marca registrada do Facebook, mas não se preocupe

O Facebook tem tentado registrar a palavra "face" como marca registrada há um tempo, mas só agora o US Patent Office finalmente decidiu aprovar a solicitação da rede social. Eis os detalhes do que aconteceu.

O Facebook tem tentado registrar a palavra "face" como marca registrada há um tempo, mas só agora o US Patent Office finalmente decidiu aprovar a solicitação da rede social. Eis os detalhes do que aconteceu.

pouco tempo, o Facebook tomou o pedido de registro da marca "Face" de uma empresa que operava um site chamado Faceparty.com. Este pedido em particular foi criticado por Aaron Greespan, o cara que processou Mark Zuckerberg e diz ter criado o Facebook, mas agora o pedido recebeu um Aviso de Permissão do USPTO (agência americana de propriedade intelectual).

O Aviso de Permissão significa que, se o Facebook pagar uma taxa de emissão para o USPTO dentro dos próximos três meses, a empresa poderá usufruir da marca registrada "face" quando se tratar de "[s]erviços de telecomunicação, especificamente, fornecer salas de bate-papo online e quadro de avisos eletrônico para transmissão de mensagens entre usuários de computador no campo de interesse geral e se tratando de assuntos sociais e de entretenimento".

Isto significa basicamente que não seria uma boa ideia chamar sua nova rede social de EncontreFace, FaceRomance ou TapaNaFace. Mas não precisa se preocupar se for colocar nomes em produtos e serviços fora do que a marca registrada cobre. E vale lembrar que a marca foi registrada apenas nos EUA.

Também vale notar que não é incomum que as empresas se apropriem, na forma de marca registrada, de palavras comuns assim. A própria Apple detém o registro da marca "Chicago" – mas só para fontes de computador. [TechCrunch]

Sair da versão mobile