Água deixou Marte vermelho, descobrem cientistas

O vermelho de Marte surgiu de um mineral que se forma apenas no estado líquido da água. Entenda!
Imagem: NASA/Reprodução

A alcunha “Planeta Vermelho” para Marte é a mais famosa de todo o Sistema Solar e sua coloração é motivo de fascínio.

banner

“Por que Marte é vermelho?” Cientistas fazem essa pergunta desde quando começaram a estudar o planeta. A resposta foi difícil de obter porque o passado de Marte ficou oculto por muito tempo.

O motivo pelo qual Marte é vermelho está diretamente ligado à vastidão de água que havia no planeta, de acordo com um estudo publicado na terça-feira (25). Pesquisadores da Universidade Brown, nos EUA, sugerem que a ferrihidrita, mineral ferroso rico em água, seja responsável pela coloração de Marte.

Os cientistas analisaram dados dos rovers em Marte, bem como simulações em laboratórios, para chegar à hipótese que refuta a teoria de que a hematita, mineral seco, esteja por trás da cor de Marte.

Mineral responsável por Marte ser vermelho se forma somente em água

Adomas Valantinas, principal autor do estudo, afirma que a análise mostra que em vez da hematita, a ferrihidrita — que se forma rapidamente em água fria — está presente na poeira de Marte e também nas formações rochosas.

“Não somos os primeiros a considerar a ferrihidrita como a razão pela qual Marte é vermelho, mas o nosso estudo é o primeiro a provar tais hipóteses através de dados de observação e métodos inovadores de laboratório para criar a poeira marciana artificialmente”, afirma Valantinas.

Portanto, os cientistas sugerem que o papel da ferrihidrita na composição de Marte é similar ao da Terra, se formando em ambientes ricos em água, como o Planeta Vermelho primitivo.

Amostra dos regolitos de Marte que os cientistas criaram em laboratório. Imagem: Adomas Valantinas/Divulgação

Aliás, o estudo descobriu que uma mistura de ferridrita com basalto se aplica aos minerais vistos por sondas em Marte. Os cientistas criaram essa mistura em laboratório, representando os regolitos de Marte.

Além de tornar Marte vermelho, a presença de ferrihidrita sugere que a água em estado líquido foi mais abundante do que se pensava. “Nosso estudo revela que a formação de ferrihidrita em Marte dependeu da presença de oxigênio e água para gerar reações com o ferro”, diz Valantinas.

As reações do mineral com a água líquida e o oxigênio se espalharam com os ventos de Marte, criando o icônico aspecto vermelho do planeta.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas