_Animais

Águias monitoradas por SMS voaram tão longe que deixaram conta imensa para pesquisadores

Um grupo de pesquisa na Rússia colocou chips de celular em uma série de águias para monitorá-las. Acontece que eles ficaram sem grana depois que as águias saíram da área de cobertura da operadora escolhida e voaram para o Irã, gerando diversas mensagens de texto caríssimas. Os pesquisadores publicaram o relato do caso na rede […]

Águia-das-estepes voando

T. R. Shankar Raman/Wikimedia

Um grupo de pesquisa na Rússia colocou chips de celular em uma série de águias para monitorá-las. Acontece que eles ficaram sem grana depois que as águias saíram da área de cobertura da operadora escolhida e voaram para o Irã, gerando diversas mensagens de texto caríssimas. Os pesquisadores publicaram o relato do caso na rede social russa VK.

Os rastreadores colocados nas águias enviavam mensagens de texto para os pesquisadores com a localização atual. As águias voaram para o Cazaquistão em uma região sem cobertura de celular, o que acumulou uma série de mensagens não enviadas.

A equipe já esperava por isso e assumiu que as mensagens acumuladas seriam enviadas assim que as aves viajassem para uma região com sinal. E, de fato, a maioria das águias enviaram as mensagens de texto durante sua migração, passando por regiões cazaques e russas cobertas pelo plano de celular contrato pelos pesquisadores.

Porém, algumas águias foram para o Irã, que não fazia parte da área da operadora. Uma série de SMS acumulados, com dados de localização de meses, foram enviados quatro vezes por dia, cada uma custando cerca de R$ 3,09.

“?‍♀,” escreveram os pesquisadores na rede social.

As rotas das águias em 2019. Captura de tela: Russian Raptor Research and Conservation Network

O orçamento dos pesquisadores foi “completamente esgotado”, segundo eles. Para contornar o problema, a equipe inciou uma campanha de financiamento coletivo para recarregar os chips. Eles conseguiram arrecadar dinheiro o suficiente para o ano, de acordo com uma reportagem da AFP.

As aves eram águia-das-estepes, uma espécie de ave de rapina enorme com asas com envergadura de até 2 metros, que se reproduzem em savanas abertas, desertos e estepes da Ásia Central. Quando não estão em temporada de acasalamento, as águias ficam no sul da Ásia e na África.

Elas comem principalmente carniça e são uma espécie carismática da Ásia; até figuram na bandeira do Cazaquistão. Infelizmente, estão ameaçadas à medida que os países transformam seus habitats nativos em terras agrícolas.

As águias-das-estepes com o chip. Imagem: VK

A Russian Raptor Research and Conservation Network foi fundada em 2011 para proteger espécies russas de aves de rapina e corujas ameaçadas de extinção. As principais espécies monitoradas pelo grupo são o falcão-sacre e a águia-das-estepes, cujas áreas de ocupação diminuíram drasticamente nas últimas décadas, embora também monitorem a águia-gritadeira, águia-rabalva, águia-imperial-oriental e o bufo-real.

Parece que as empresas de telecomunicações da Ásia poderiam se unir para criar um novo plano de SMS específico para as aves.

Sair da versão mobile