O que já era estupidamente simples poderá ficar ainda mais nos iGadgets. O AirPlay, recurso que permite jogar para um Apple TV ou qualquer outro dispositivo certificado conteúdo (música, vídeo ou espelhamento da tela) presente em um iPhone, iPad ou Mac, pode estar prestes a sofrer uma digievolução.

A história vem do Telegraph e o recurso tem o nome provisório de AirPlay Direct, provavelmente por conter alguma relação ou mesmo compartilhar características com o Wi-Fi Direct, firula parecida que a Intel já traz em algumas placas-mãe e fabricantes de Android, em seus dispositivos.

Na prática, o novo AirPlay Direct dispensaria a rede Wi-Fi para fazer a ponte entre os dois dispositivos. A conexão sem fio seria estabelecida entre o iGadget e a saída de áudio/vídeo diretamente, através de uma rede criada entre as duas pontas, deixando de lado a rede Wi-Fi “genérica” que você usa para acessar a Internet ou fazer os seus dispositivos conversarem.

Algo assim teria uma importância ainda maior nesse momento devido à provável mudança no conector do novo iPhone. Rumores fortes indicam que a Apple o substituirá por um menor e, portanto, incompatível com o modelo anterior — e com todas as docks, caixas de som e outros equipamentos já lançados até então. Não se sabe, ainda, se o AirPlay Direct será retrocompatível com aparelhos da Apple que já estão no mercado e, consultada pelo Telegraph, a Apple se recusou a prestar esclarecimentos.

A previsão é de que o anúncio do AirPlay Direct ocorra no dia 12 de setembro, junto ao do novo iPhone. Tudo ainda está na base do rumor, mas onde há fumaça, há fogo. Especialmente em se tratando da Apple. [Telegraph. Foto: Johan Larsson/Flickr]