Ciência

Air Fryer no laboratório: fritadeira passou no teste de poluição

Estudo realizado na Inglaterra avalia poluição interna da air fryer e outros métodos de cozimento; fritura a ar é a menor emissora
Imagem: Divulgação/Xiaomi

Um novo estudo mostrou que as air fryers produzem uma pequena fração de poluição do ar interno em comparação a outros métodos de cozimento. Pesquisadores da Universidade de Birmingham usaram uma cozinha de pesquisa para para medir a poluição de diferentes formas de fritura, incluindo a air fryer. Os resultados estão disponíveis em Indoor Air.

Black Friday
Samsung Smart TV 50" QLED 4K 50Q60D
R$ 3.199

Cozinhar é uma das principais fontes de poluição do ar em ambientes fechados e, como a maioria das pessoas passa mais de 80% do tempo dentro deles, os poluentes internos se tornaram uma grande preocupação. Isso porque acarretam sintomas agudos e condições crônicas, como doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e respiratórias.

Nos experimentos, os estudiosos da entidade inglesa cozinharam peito de frango com cinco métodos diferentes: fritura em frigideira, fritura rápida, fritura em óleo, fervura e fritura a ar. Eles mediram os níveis de material particulado e compostos orgânicos voláteis em cada método.

Para material particulado, a equipe mediu concentrações máximas em microgramas por metro cúbico de ar. Na fritura em frigideira, a concentração máxima foi de 92,9. Para fritura rápida, foi de 26,7, para fritura profunda, 7,7. Para fervura, 0,7 e para fritura a ar, foi de 0,6.

Assim, para orgânicos voláteis, os resultados foram medidos em “partes por bilhão”. A fritura em frigideira registrou 260 ppb; a fritura profunda, 230 ppb; a fritura em refogado, 110 ppb; a fervura, 30 ppb; e a fritura a ar, 20 ppb.

“Há uma série de fatores que afetarão os níveis de poluição do cozimento juntamente com o método usado, incluindo a quantidade de óleo usada e a temperatura do fogão. O que podemos dizer com certeza, no entanto, é que melhorar a ventilação nas cozinhas abrindo janelas ou usando exaustores, ajudará a dispersar partículas poluentes e reduzir a exposição pessoal”, disse o autor sênior, Professor Christian Pfrang.

Além disso, os pesquisadores continuaram a medir a poluição após o término do processo de cozimento. Eles registraram níveis substancialmente mais altos de poluentes na cozinha por bem mais de uma hora após o cozimento, que levou cerca de 10 minutos.

“Também é muito importante entender que as partículas permanecerão no ar por um bom tempo depois que você terminar de cozinhar. Então continuar a ventilar ou manter os exaustores ligados por um período de tempo realmente ajudará a evitar o acúmulo dessa poluição interna e reduzirá o potencial de os poluentes serem transportados e distribuídos por toda a casa, com as maiores exposições pessoais associadas”, de acordo com Pfrang.

Saiba como escolher a air fryer ideal para você com as dicas do Giz Brasil.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas