Se fosse um pouco mais fácil ajustar perfeitamente um assento, provavelmente teríamos menos problemas de postura. É isso que pesquisadores do Instituto Fraunhofer querem fazer com o desenvolvimento de um novo banco para carros, que troca aquelas alavancas e botões aleatórios por alguns gestos como os que você costuma fazer no seu smartphone.

Este assento ergonômico foi projetado para ser usado em veículos comerciais em que os motoristas passam muito tempo à frente do volante, mas frequentemente mudam para caminhões diferentes. A ergonomia é particularmente importante para esses profissionais, mas raramente eles têm tempo de ajustar perfeitamente o assento antes de botar o pé na estrada.

Como você pode ver (ou melhor, não ver) na imagem acima, a lateral do banco foi feita para acabar com os controles manuais. Em vez disso, o revestimento sintético do assento esconde uma série de sensores que conseguem detectar a presença e o movimento de mãos humanas. Para iniciar os ajustes, o motorista precisa pressionar brevemente uma região específica para ativar o sistema, o que ajuda a prevenir que ele seja ativado acidentalmente em outros momentos.

Para mover o banco para frente ou para trás ou ajustar a inclinação, por exemplo, o motorista só precisa fazer alguns movimentos com a mão por toda a lateral. Não é diferente de deslizar um dedo em uma tela de smartphone, mas aqui os movimentos são um pouco mais exagerados.

E assim que o banco estiver perfeitamente ajustado, essa configuração vai ser armazenada automaticamente, para poder ser acessada depois a partir de uma lista de configurações salvas. Dessa forma, diversos motoristas podem usar o mesmo caminhão e ter o assento da maneira que preferir precisando apenas selecionar uma ou outra coisa em vez de enfrentar todo o processo novamente.

[Fraunhofer via Gizmag]