_WhatsApp

Bot da OMS sobre coronavírus agora está disponível em português no WhatsApp

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o seu bot do WhatsApp para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus em português.

Ícone do WhatsApp e Facebook

Imagem: Patrick Sison/AP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o seu bot do WhatsApp para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus em português. O serviço se junta a outras iniciativas como o bot do Ministério da Saúde, que também esclarece dúvidas sobre COVID-19.

O serviço da OMS estava disponível em inglês desde o mês passado e agora trará informações oficiais 24 horas por dia também em português. De acordo com um comunicado de imprensa do WhatsApp, a iniciativa “também ajuda nas tomadas de decisão do governo, fornecendo os números atualizados e um relatório da situação”.

Para utilizar o Alerta de Saúde da OMS, é preciso salvar o número +41 79 893 1892 na agenda de contatos do telefone e, em seguida, enviar um “Oi” em uma mensagem no WhatsApp para começar. Você também pode iniciar a conversa rapidamente usando este link.

Depois de mandar o “oi”, você pode responder com números de 1 a 9 para obter diversos tipos de informações, incluindo números atualizados, dicas de proteção, perguntas e respostas, desmistificação de mitos sobre o coronavírus, orientações para viagens e notícias. É possível também compartilhar o número com outras pessoas, fazer doações e mudar o idioma da interação.

O bot da OMS é bastante ágil nas respostas e pode ser uma maneira confiável de se atualizar sobre o COVID-19 – ainda mais com tantos boatos se espalhando.

O novo coronavírus já ultrapassou 1 milhão de casos confirmados, com mais de 70.000 mortes confirmadas. Nem tudo é notícia ruim: de acordo com o mapa da Universidade Johns Hopkins, 270.000 pessoas se recuperaram da doença.

O Ministério da Saúde do Brasil também conta com um número de WhatsApp para esclarecer dúvidas e manter a população e profissionais de saúde informados a respeito do coronavírus. A ferramenta é bastante parecida e contém mais informações locais – para acessá-la, mande um “oi” para o número +55 (61) 9938-0031 ou clique neste link. Há ainda um site com números atualizados da situação no Brasil.

Sair da versão mobile