Que o TikTok está repleto de desafios sem noção — para dizer o mínimo –, disso todo mundo já está careca de saber. Mas, além das sugestões da rede social de dancinhas, outra má influência inesperada deu as caras recentemente: a Alexa, assistente de voz da Amazon. Devido a um erro de programação, a inteligência artificial “desafiou” ao menos uma criança a colocar moedas na tomada.

A brincadeira potencialmente fatal é um desafio que circulou no TikTok no ano passado. E, segundo destaca esta reportagem da BBC, ela apareceu como sugestão a uma criança de 10 anos que questionou a Alexa para que “recomendasse um desafio”.

“Aqui está algo que eu encontrei na web. De acordo com o site ourcommunitynow.com, coloque os pinos de um carregador na tomada até a metade. Depois, toque com uma moeda na parte do plugue que está de fora”, disse a assistente virtual.

Como você pode imaginar, tocar a pratinha num pedaço de metal energizado pode causar um curto-circuito — e descarregar uma alta corrente elétrica em quem está com o dinheiro na mão. Os riscos envolvem danos à fiação elétrica e também incêndios — como aconteceu em algumas escolas dos EUA.

A escritora americana Kristin Livdahl compartilhou a história em seu perfil do Twitter. Ela conta que estava brincando de fazer desafios com sua filha, como “rolar no chão segurando um sapato com o pé” — algo que tinham visto em um canal de uma professora de educação física no YouTube. “O tempo estava ruim lá fora. Então, minha filha pediu por um novo desafio”. A resposta da assistente virtual surpreendeu.

A Amazon declarou que tomou as medidas necessárias para consertar a função assim que foi comunicada da existência do problema. Isso quer dizer que, de agora em diante, crianças que pedirem por desafios à Alexa não serão mais impactadas com a sugestão do desafio da moeda. Horas depois do primeiro post, Kristin, a mãe, disse no seu Twitter que tentou pedir pelo desafio novamente, mas não teve sucesso.

O problema aconteceu pelo fato de a assistente virtual fazer suas interações a partir de buscas no Bing — que não tem bloqueado os resultados para o “desafio da moeda”, ou “penny challenge”, como acontece no TikTok. Como destaca o site The Verge, a sugestão feita pela Alexa era retirada de um site que dizia que o tal desafio era perigoso, e não deveria ser repetido.