_Fotografia

Algoritmo da Microsoft evita que suas mãos tremidas estraguem suas fotos

Seja por estar nervoso ou em movimento, é fácil estragar uma foto tremendo as mãos. Mas uma equipe da Microsoft Research está usando a mesma tecnologia de detecção de movimento presente no iPhone 4 para lhe dar uma mãozinha - mais estável que a sua, claro.

Seja por estar nervoso ou em movimento, é fácil estragar uma foto tremendo as mãos. Mas uma equipe da Microsoft Research está usando a mesma tecnologia de detecção de movimento presente no iPhone 4 para lhe dar uma mãozinha – mais estável que a sua, claro.

Usando apenas "giroscópios e acelerômetros com preço acessível", o algoritmo da Microsoft mede com precisão os pequenos níveis de movimento que podem ocorrer quando você tira uma foto, e então infere como sua foto ficaria se você não tivesse se movido. O resultado é uma foto digitalmente compensada que, como as amostras no site da Microsoft Research demonstram, é uma melhora e tanto em relação à foto original.

No formato atual, o algoritmo funciona em conjunto com um anexo grande com sensores, mas é bastante plausível imaginar que estes sensores poderiam ser internalizados em câmeras no futuro. Não se sabe quando esta tecnologia chegará ao mercado, mas em nome de todos nós que estragamos uma bela foto, quando mais cedo melhor. Você encontra mais informações e comparações no site da Microsoft Research: [Microsoft Research via Engadget]

Sair da versão mobile