_Tecnologia

Um algoritmo encontrou estas imagens escondidas em reflexos de glitter

técnica restaura imagens antes refletidas em glitters, que são pequenos espelhos organizados aleatoriamente. No futuro, poderá ser usada nos tribunais.

Um novo algoritmo de imagens chamado SparkleVision apareceu e, sim, ele tem a ver com glitter. Uma superfície revestida de glitter, veja só, é apenas uma área recoberta por incontáveis minúsculos espelhos. E um reflexo de glitter fragmentado pode ser reconstituído para exibir o rosto do Obama.

Antes do SparkleVision, existe o quadro de glitter. Um trio de cientistas do MIT começou a refletir imagens em uma tela de computador a partir do quadro e a fotografar o reflexo. Ao olho humano, o reflexo do glitter é apenas uma superfície brilhante. Mas cada pedacinho do glitter é também um pequeno espelho orientado aleatoriamente, o que os cientistas chamam de “microfacetas aleatórias especulares” no paper enviado ao ArXiv.

Comparando diversas imagens antes e depois do reflexo, eles conseguiram criar um algoritmo que mapeia cada pixel da imagem original em seu reflexo no glitter. Então você tem, de Marilyn Monroe a Albert Einsten, diversas imagens emergindo da confusão brilhante do glitter.

A tecnologia do SparkleVision ainda tem espaço para se desenvolver. Embora a iteração inicial seja limitada à exata configuração do paper, os pesquisadores esperam em algum ponto futuro aplica-la à reconstituição forense de reflexos de outros objetos similarmente brilhantes – como alguns metais, tecidos e superfícies molhadas. [MIT Technology Review,ArXiv]

Imagens de Zhang et al.

 

Sair da versão mobile