Alho, cebola, gengibre: o que pode e o que não pode colocar na geladeira

A geladeira é um eletrodoméstico indispensável e é impossível pensar na vida sem ela. Mas nem todos os alimentos se beneficiam do frio — alguns perdem sabor, textura ou até estragam mais rápido quando refrigerados. Para evitar desperdícios e manter a qualidade dos produtos, é crucial saber o que deve (ou não) ser armazenado na […]
Imagem: Freepik/Reprodução

A geladeira é um eletrodoméstico indispensável e é impossível pensar na vida sem ela. Mas nem todos os alimentos se beneficiam do frio — alguns perdem sabor, textura ou até estragam mais rápido quando refrigerados. Para evitar desperdícios e manter a qualidade dos produtos, é crucial saber o que deve (ou não) ser armazenado na geladeira.

banner

O mel, por exemplo, cristaliza sob refrigeração. Pode ser armazenado em temperatura ambiente por anos sem estragar. No caso de ervas frescas, como manjericão e coentro, elas murcham rapidamente no frio. Por isso, o melhor é tratá-las como flores, com caules em água fresca fora da geladeira.

Já morangos, uvas, framboesas e amoras estragam rapidamente fora da geladeira. E até mesmo no caso de ovos, a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que sejam armazenados refrigerados, idealmente entre 0°C e 8°C, para garantir a segurança alimentar e prolongar a vida útil do produto.

O que deve ser guardado na geladeira

Laticínios: Leite, queijos, iogurtes e manteiga devem ficar na geladeira para evitar a proliferação de bactérias.

Carnes e peixes crus: Esses alimentos são altamente perecíveis e precisam de refrigeração para evitar contaminação.

Ovos: Apesar de alguns países venderem ovos em temperatura ambiente, no Brasil, é recomendado guardá-los na geladeira.

Sobras de comida: Pratos cozidos devem ser refrigerados em até duas horas após o preparo para conservação. A Anvisa alerta que o prazo máximo de consumo do alimento preparado e guardado sob refrigeração deve ser de cinco dias. Ou seja, cabe lembrar que o descongelamento deve ser realizado em condições de refrigeração, em temperatura inferior a 5ºC, ou em forno de micro-ondas.

Frutas de clima frio: Morangos, uvas, framboesas e amoras estragam rapidamente fora da geladeira.

Gengibre: Com casca pode ser armazenado por até um mês na geladeira, enquanto o gengibre descascado dura até duas semanas, se embalado corretamente.

O que não deve ser refrigerado

Veja como guardar batatas. Imagem: Freepik/Reprodução

Tomates: Perdem sabor e ficam farinhentos sob refrigeração. O ideal é mantê-los em local fresco e arejado.

Batatas: O frio transforma o amido em açúcar, alterando o sabor e a textura. Dessa forma, guarde-as em local seco e escuro.

Cebolas e alhos: Precisam de ventilação para não mofar. A geladeira acelera sua deterioração.

Pães: O frio os resseca rapidamente. Ou seja, se não for consumir em até dois dias, o freezer é uma opção melhor.

Café em grãos: Nunca deve ser guardado na geladeira, pois absorve umidade e odores. Assim, o ideal é um recipiente hermético em local fresco.

Frutas tropicais: Banana, abacate, manga e abacaxi perdem qualidade no frio. Melão e melancia podem ser refrigerados apenas após cortados.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas