_Conectividade

Aliança Wi-Fi apresenta padrão para facilitar construção de redes super conectadas com múltiplos roteadores

A Aliança Wi-Fi anunciou, nesta segunda-feira (14), o que todos estavam esperando desde que o mundo se apaixonou por dispositivos com rede mesh: Wi-Fi Certified EasyMesh, um padrão compartilhado para a extensão da cobertura Wi-Fi com múltiplos roteadores. Se os fabricantes adotarem o padrão, em breve você poderá pegar qualquer roteador com suporte ao EasyMesh […]

A Aliança Wi-Fi anunciou, nesta segunda-feira (14), o que todos estavam esperando desde que o mundo se apaixonou por dispositivos com rede mesh: Wi-Fi Certified EasyMesh, um padrão compartilhado para a extensão da cobertura Wi-Fi com múltiplos roteadores. Se os fabricantes adotarem o padrão, em breve você poderá pegar qualquer roteador com suporte ao EasyMesh e fazer com que ele expanda a cobertura de sua rede com bastante facilidade.

• Como usar o seu smartphone para saber se o Wi-Fi está ruim
• Como manter seu Wi-Fi de casa a salvo dos hackers

Atualmente, você provavelmente tem um ou dois pontos na sua casa em que o Wi-Fi não é tão robusto quanto poderia ser, mesmo com seu roteador de ponta estando a alguns cômodos de você. Redes mesh usam roteadores ligados posicionados pela casa para distribuir, sem fio, essa conexão de rede, sem a necessidade de cabos Ethernet. Parece ótimo, mas a atual leva de dispositivos de rede mesh exigem que você compre o roteador de um só fabricante, criando uma trava desnecessária quando se trata dos seus dispositivos de rede.

O EasyMesh busca resolver isso (entre outros problemas) e é um outro passo na jornada da Aliança Wi-Fi para garantir que todos os seus equipamentos em rede funcionem da maneira como você espera. Com o novo padrão, você não será mais forçado a ficar com uma só marca ao escolher expandir sua rede mesh. Em vez disso, você poderá pegar qualquer roteador ou ponto de acesso compatível com o EasyMesh e adicioná-lo à sua rede. Ou, como coloca a Aliança Wi-Fi, o EasyMesh é “uma abordagem baseada em padrões para implantar redes adaptáveis compostas de múltiplos pontos de acesso de diferentes fornecedores, estendendo a cobertura Wi-Fi uniforme e melhorando o desempenho em uma área de serviço maior do que é possível com um só ponto de acesso.”

Gif: Aliança Wi-Fi

A Aliança Wi-Fi diz que a EasyMesh vai adicionar automaticamente roteadores compatíveis à rede quando você configurá-los, vai monitorar a rede e lidar com o equilíbrio da carga com base onde o dado é mais necessário, assim como dispositivos de rede mesh disponíveis atualmente.

A Aliança também afirmou que os dispositivos EasyMesh “disponíveis agora” serão compatíveis com versões futuras, então você não precisa se preocupar com hardwares ultrapassados. Os detalhes são escassos, mas, para dar suporte ao EasyMesh, roteadores precisam oferecer suporte, no mínimo, ao protocolo Wi-Fi 802.11n, com suporte para o protocolo mais rápido 802.11ac sendo opcional.

Infelizmente, não está claro se o EasyMesh terá ou não suporte ao roteador que você já tem ou se o padrão irá permitir que os fabricantes criem aplicativos para monitorar a sua rede de forma confiável. Também não está claro se os dispositivos EasyMesh vão ou não custar um pouco mais por causa da funcionalidade, o que poderia criar um outro ponto de venda que os fabricantes podem usar para aumentar seus preços.

Ainda assim, o EasyMesh pode tornar a rede mesh uma solução simples que todos podem acrescentar às suas configurações domésticas dependendo de sua implementação. Não existem muitos detalhes, mas algo assim não acontece da noite para o dia. O Gizmodo entrou em contato com a Aliança Wi-Fi, assim como com as fabricantes de roteadores mesh Google e Eero, para entender se o padrão pode ou não ser aplicado a roteadores ou dispositivos de rede mesh já disponíveis no mercado.

Imagem do topo: Aliança Wi-Fi

Sair da versão mobile