Câmeras DSLR. Quem, no fundo, não é louco para ter uma? Antigamente, era difícil fugir de nomes mais tradicionais, como Nikon e Canon. Mas a competição fez bem ao mercado: a nova Alpha 77, anunciada hoje pela Sony, chega com o pé na porta para aumentar a participação da empresa no mundo das DSLR.

Em números, a A777 é interessante — tem 24,3 MP, visor de OLED de alta resolução (1024×768) e filma em 1080p — mas, no geral, todas as câmeras são grandiloquentes. A A77 brilha mesmo nas imagens e na simplicidade de uso, como mostra o DPReview:

Além disso, provavelmente a coisa mais positiva que podemos dizer sobre a A77 é que (mesmo que você seja um testador de câmeras focado em tecnologia), você raramente se pegará pensando sobre as tecnologias implementadas nela: você simplesmente usa a câmera e pensa em como as capacidades podem ajudá-lo no próximo clique.

A A700, lançada há quatro anos pela Sony, já havia agradado boa parte dos fotógrafos. Mas, agora, tudo indica que a A77 pode ter sido um próximo passo inteligente — o passo necessário para fazer com que os fotógrafos troquem suas câmeras. É o que explica Zach Honig, do Engadget:

Quando o assunto é câmeras, as DSLRs são um mundo próprio. Vários donos de DSLR não atualizam o corpo da câmera com frequência — às vezes nunca — e uma parcela ainda menor considera trocar para outro sistema de câmera, especialmente após investir muito em lentes de alto nível. Fabricantes precisam aumentar a inovação para atingir esse segmento do mercado — onde algumas câmeras custam mais de mil dólares e já oferecem performance excelente e apenas lançar novos corpos de câmera com mais megapixels e vídeo em HD não fará com que os fotógrafos saquem o cartão de crédito. No entanto, com seu excelente sensor de 24,3 megapixels e visor de OLED, a Sony Alpha A77, e US$1.399, pode ser a atualização de DSLR que você esperava.

Não é todo dia que lemos algo tão forte sobre uma câmera, não? Para checar os cliques do Engadget e do DPReview, clique aqui e aqui. Como a câmera foi anunciada hoje, imaginamos que ela estará na IFA, na próxima semana. E nós estaremos lá para conferir se ela é tão boa assim. [Engadget e DPReview]