Um grupo de calouros do curso de engenharia da Universidade Rice desenvolveu um jeito esperto de fazer com que agulhas das injeções causem menos dor sem precisar usar anestésicos. A ideia é parecida com aquela das bolsas de gelo instantâneo para reduzir o inchaço e a dor de uma lesão.

A cápsula, de design simples e feita usando uma impressora 3D, vem com duas câmaras seladas, uma preenchida com nitrato de amônio, a outra com água. Quando a cápsula é girada, estes ingredientes se misturam, produzindo um a reação química que esfria drasticamente uma cobertura de metal, que pode ser aplicada na pele do paciente para anestesiar completamente o local em pouco menos de 60 segundos.

Então, em vez de ter que esperar uma hora para um emplastro na pele funcionar, você pode simplesmente tomar a injeção sem sentir dor.

A ciência por trás do dispositivo é, obviamente, bem conhecida — em última análise, é a mesma que já é largamente usada em bolsas de gelo e outras aplicações em que o resfriamento instantâneo é necessário. Mas o que torna a invenção destes estudantes única é que a cápsula pode ser integrada nas tampas de agulhas descartáveis esterilizadas usadas em hospitais por todo o mundo. Então, enquanto a enfermeira prepara a injeção, o paciente pode usar a tampa para anestesiar a pele e deixar a agulhada menos dolorosa.

[Rice University via medGadget]