Novos cargos sugerem que a Amazon oferecerá mais do que apenas livros no Brasil

A Amazon está a poucos passos de oferecer mais do que livros em seu comércio virtual.
Caixa da Amazon

A Amazon pode estar a poucos passos de oferecer mais do que apenas livros físicos, digitais e Kindles em seu varejo virtual. De acordo com alguns cargos que a empresa procura, a Amazon está se caminhando para atuar em ramos que vão além do da leitura.

O Brasil é o único país, dos 12 onde a empresa atua, que oferece apenas livros, um produto livre de impostos. Mas segundo informações da Folha de S. Paulo, isso irár mudar em breve de acordo com vagas em aberto para trabalhar na gigante do varejo: especialista em impostos e contadores. Além destes, há também uma procura por profissionais de logística e setoristas de varejo para lidar “com uma variedade de produtos”.

Alex Szapiro, gerente regional da Amazon, disse a Folha que a empresa não revela seus planos para o futuro, mas comenta que “não vamos ficar só em livros”. Szapiro diz também que os atuais quatro andares da sede da empresa em São Paulo não serão o suficiente para o que vem pela frente. “Vamos precisar de mais dois”, diz.

Em junho, um relatório do banco de investimentos BTG Pactual destacou que, apesar de ameaçadora, a presença da Amazon no marketplace brasileiro pode não ser tão ruim, pelo menos no início:

“O fato da Amazon lançar sua plataforma de marketplace ‘mais cedo ou mais tarde’ não significa que outros competidores não terão sucesso, uma vez que o setor ainda está em estágio inicial no país”.

No entanto, a longo prazo, a presença da Amazon no varejo brasileiro é uma ameaça certeira para empresas como a B2W, Mercado Livre e Magazine Luiza.

O relatório sugere, inclusive, que a Amazon possa vir a comprar o Mercado Livre, considerado o candidato mais óbvio dos três mencionados acima, uma vez que o Mercado Livre já é uma forte presença em 18 mercados da América Latina, além de possuir um sistema de pagamentos e envios próprios. “Seria a maneira mais rápida da Amazon se tornar líder de mercado no Brasil e em mercados relevantes da América Latina”, avalia o Infomoney.

Isso, entretanto, não viria a preços baixos: o relatório avalia que o Mercado Livre vale U$ 11 bilhões.

Adquirindo ou não o Mercado Livre, outros produtos além de livros podem demorar um pouco a aparecer no site da Amazon, já que o processo seletivo da empresa tende a demorar até seis meses.

[Folha de S. PauloInfomoney]

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