Amazon é investigada por enganar assinantes nos EUA; entenda

Suspeita é que a varejista tenha usado linguagem e design ambíguos para “induzir” a adesão de novos assinantes. Varejista também foi investigada na Europa
Amazon é investigada por enganar assinantes nos EUA; entenda
Imagem: Thibault Penin/Unsplash/Reprodução

A Amazon é investigada pela FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA, na sigla em inglês) por supostamente enganar clientes para que assinassem o Amazon Prime. A suspeita é que a varejista tenha usado linguagem e design ambíguos para “induzir” a adesão de novos assinantes.

Documentos internos obtidos pelo Business Insider mostram que a Amazon teria conhecimento desses casos. A gigante teria recebido relatos de clientes que disseram se sentir levados a assinar a plataforma por falta de informações claras no site. 

Ainda assim, a companhia optou por não usar uma linguagem mais clara em seus anúncios de inscrição na versão premium para não frear o crescimento da plataforma, segundo os documentos. 

A Amazon Prime registrou um crescimento sem precedentes no ano passado, com mais de 200 milhões de assinantes em todo o mundo. Além dos EUA, a gigante varejista enfrentou acusações semelhantes na Europa. 

A Organização Europeia de Consumidores, o Conselho de Consumidores da Noruega e o Diálogo Transatlântico de Consumidores alegaram que a Amazon tornou “difícil de propósito” a função de cancelar assinaturas da sua versão Prime impondo “um grande número de obstáculos e palavras confusas”. Por causa disso, em julho, a Amazon concordou em simplificar o processo de cancelamento nos países da UE (União Europeia).

Repercussão

Na sexta-feira (6), a FTC intimou atuais e ex-funcionários da Amazon para uma audiência sobre o assunto. A comissão já convocou outras pessoas a falar sobre o tema. Em março de 2021, o órgão fez uma demanda de investigação civil à Amazon – ou seja, pediu documentos e outras informações para verificar as denúncias. 

Em janeiro, a presidente da FTC, Lina Khan, determinou alertas gerais sobre padrões obscuros e assinaturas difíceis de cancelar em plataformas online pagas. 

A Amazon afirmou em comunicado ao Insider que tem conhecimento sobre estar sendo investigada. Também disse que busca maneiras de melhorar a experiência do cliente. “Os clientes adoram o Prime e deixamos o design claro e simples para todos se inscreverem e cancelarem suas assinaturas”, disse a empresa. 

No final de julho, a Amazon Prime Video anunciou mudanças em seu layout no Brasil. Não está claro se a mudança tem a ver com a investigação nos EUA e Europa. No site da Amazon no Brasil, há um link de perguntas frequentes com explicações para excluir a conta. 

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Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

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