_Amazon

Um Amazon Echo gravou conversa entre casal e a enviou para outro usuário

Tem gente que suspeita que os celulares nos ouvem e gravam o tempo todo. Quem tem a casa toda conectada com assistentes digitais deve pensar no assunto vez ou outra. Já um casal em Portland, cidade nos EUA, ficou paranóico: uma conversa entre os dois foi gravada pela pela assistente digital Amazon Echo e um […]

Tem gente que suspeita que os celulares nos ouvem e gravam o tempo todo. Quem tem a casa toda conectada com assistentes digitais deve pensar no assunto vez ou outra. Já um casal em Portland, cidade nos EUA, ficou paranóico: uma conversa entre os dois foi gravada pela pela assistente digital Amazon Echo e um colega de trabalho do marido recebeu todo o material.

• Usuários relatam risadas malignas aleatórias vindas da Alexa
• Pesquisadores de segurança criaram uma “habilidade” que permite à Alexa te espionar

A mulher, identificada apenas como Danielle, contou ao canal de TV local Kiro7 que ficou assustada quando receber uma ligação vinda de Seattle, de um colega de trabalho de seu marido contando que havia recebido pela Amazon Echo uma conversa privada do casal. Imediatamente surgiu a suspeita de que os dispositivos da casa foram hackeados.

Segundo a Amazon, não houve nenhuma invasão. A empresa afirma que a assistente interpretou de forma equivocada uma série de comandos, conforme o comunicado enviado ao Verge:

O Echo foi ativado devido a uma palavra no plano de fundo da conversação que se parecia com “Alexa”. Então, a conversa que se seguiu foi interpretada como um pedido para “enviar mensagem”. Neste momento, a Alexa disse em voz alta “Para quem?” e a conversa no ambiente foi compreendida como um nome de um dos contatos do usuário. A Alexa então perguntou em voz alta novamente “[nome do contato], certo?” e então interpretou como “correto”. Por mais improvável que seja essa série de eventos, estamos avaliando opções para tornar casos similares menos prováveis”.

É comum que assistentes de voz interpretem vez ou outras comandos errados. De vez em quando a Siri ou o Google Assistente são ativados de repente, por exemplo. Mas uma sequência como essa parece coisa de outro mundo.

Não deixa de ser intrigante também o fato da equipe da Amazon ter um registro tão detalhado da sequência de eventos na casa de Danielle.

Todos os cômodos da casa de Danielle estavam conectados com dispositivos da Amazon, que controlavam o sistema de temperatura, luz e segurança. Depois da ligação, ela decidiu desplugar todos eles. O casal pede restituição de valores pelos aparelhos e afirma que os representantes da Amazon negaram a solicitação.

Não é a primeira vez que a Alexa faz coisas estranhas. Em março, a assistente da Amazon começou a rir do nada ao interpretar equivocadamente o comando “Alexa, ria”. Essa sequência de casos esquisitos não deve estar sendo muito engraçada para a Amazon.

[The Verge]

Imagem do topo: AP

Sair da versão mobile