A Amazon anunciou nesta terça-feira (9) um novo dispositivo Echo com a tecnologia de assistente de voz da empresa. O novo alto-falante inteligente da companhia se chama Echo Show e conta com touchscreen, Wi-Fi e Bluetooth. O preço inicial nos Estados Unidos é de US$ 230 (R$ 731 na cotação atual), e ele é ainda mais assustador que seus “irmãos”.

• O Invoke é a resposta da Microsoft aos assistentes Google Home e Amazon Echo
• Agora você pode comprar e vender livros usados na Amazon

Em seu núcleo, o Echo Show é apenas um Echo normal, mas com uma tela de 7 polegadas. Essa tela lhe permite assistir a vídeos no YouTube e ver a previsão do tempo quando solicitada. O novo dispositivo também permite chamadas, de áudio e de vídeo, e envia mensagens de texto para outras pessoas usando o Echo ou para dispositivos móveis com o aplicativo da Alexa instalado. Graças à integração da Alexa com dispositivos da Arlo e da Ring, você também pode ver o que sua babá eletrônica está registrando.

Mas olha só: o Echo Show também tem uma câmera frontal de 5 megapixels. Então agora, em vez de seu Echo apenas escutar seus comandos, ele também pode te observar. O Echo Show junta-se ao Echo Look, que não conta com uma tela, como o segundo dispositivo Amazon Echo a ter uma câmera.

Então quando exatamente o Echo Show escuta e observa você? A Amazon alega que o dispositivo só começa a ouvir o ambiente quando escuta uma palavra de alerta, como “Alexa”. A empresa contou ao Gizmodo que “uma vez que a palavra de alerta é detectada, a transmissão de áudio para a nuvem começa, e a transmissão se encerra assim que a fala termina”. Ainda não está claro quando e como a empresa ativaria a câmera, no entanto.

Além do básico, o dispositivo tem uma função super assustadora chamada “Drop In”, que efetivamente lhe permite ligar a câmera para espiar seus filhos. A Amazon explica: “Por exemplo, você pode usar o Drop In para avisar sua família que está na hora do jantar, para examinar a babá eletrônica ou para falar com algum parente próximo”.

Felizmente, existem algumas limitações para os poderes desse Drop In. Você pode especificar quem pode mandar um Drop In para você e até desabilitar a função de um Echo Show específico se, digamos, você não quiser que alguém te interrompa em suas atividades dentro do quarto. A Amazon nos diz que há uma função “Não Perturbe” que evitaria que alguém enviasse um Drop In em um momento inconveniente.

Vale lembrar que vários vazamentos precederam o anúncio oficial da Amazon. Na segunda-feira, por exemplo, o Wall Street Journal relatou a iminente chegada de um novo Echo com um touchscreen de 7 polegadas e “capacidades de chamadas em vídeo”. O anúncio oficial do Echo Show vem exatamente 24 horas após a Microsoft revelar seu concorrente do Echo, chamado “Invoke“. O dispositivo da Microsoft é um alto-falante feito em parceria com a Harmon Kardon, com a assistente Cortana, que consegue fazer chamadas de Skype.

Como com qualquer dispositivo conectado à internet, existem algumas preocupações de segurança em torno do Echo Show. Particularmente, a adição de câmeras deve deixá-lo cauteloso, já que a invasão a uma webcam pode dar a qualquer pessoa um vislumbre de dentro da sua casa. É por essa razão que pessoas como Mark Zuckerberg colocam fitas sobre suas webcams de notebook. Além disso, a polícia já está exigindo áudios gravados por Amazon Echoes no tribunal, e a Amazon está os entregando deliberadamente. Há pouca razão para acreditar que a empresa não faria o mesmo com gravações de vídeo.

Mas, ei, existe uma chance de que o Echo Show seja fantástico. Ainda não tivemos a oportunidade de testá-lo, mas esperamos fazer um review quando ele estiver disponível. Falando nisso, o Echo Show está em pré-venda na Amazon, nas cores preta e branca. Ele começa a ser entregue nos Estados Unidos em 28 de junho.

[Amazon]

Imagem do topo: Amazon