_Tecnologia

Amazon lança serviço que dá uma versão digital para quem compra um CD

A Amazon lançou um serviço que cria uma espécie de recompensa para aqueles que ainda compram CDs. Quando uma pessoa compra um disco físico, também recebe uma cópia digital que pode ser ouvida pelo serviço de música via streaming da empresa. Chamado Auto Rip, o serviço automaticamente inclui as músicas do CD comprado na conta […]

A Amazon lançou um serviço que cria uma espécie de recompensa para aqueles que ainda compram CDs. Quando uma pessoa compra um disco físico, também recebe uma cópia digital que pode ser ouvida pelo serviço de música via streaming da empresa.

Chamado Auto Rip, o serviço automaticamente inclui as músicas do CD comprado na conta do usuário do Cloud Player. Assim, ele consegue ouvir a música em qualquer dispositivo que quiser. Ele também funciona para outros CDs que foram comprados no passado – tudo o que você comprou de disco físico na Amazon agora pode ser ouvido pelo serviço na nuvem da empresa.

A possibilidade de ter as músicas de CDs comprados no passado faz o serviço ser bem legal. Por mais que a mídia física esteja morta para muita gente atualmente, é bem provável que os consumidores da Amazon tenham comprado uma grande quantidade de CDs no passado. E agora precisam apenas entrar na conta da Amazon para conseguir ouvir essas músicas em qualquer dispositivo, mesmo que por algum motivo a pessoa não tenha mais a cópia física com ela.

O serviço lembra o UltraViolet, uma versão de Hollywood para DVDs que dá aos consumidores tanto uma versão física como uma cópia digital do filme. Considerando que CDs são muito mais fáceis de ripar do que DVDs, o serviço da Amazon não parece ser uma forma de tornar a vida dos consumidores mais fácil – parece mais uma tentativa e convencer as pessoas de que a opção digital é superior do que o físico. A grande dúvida que fica é: você ainda compra CDs? Se sim, por quê? [CNET]

Imagem via acampos sob licença Creative Commons

Sair da versão mobile