A Amazon anunciou nesta quarta-feira (18) que está lançando mais um recurso em seu serviço de música para concorrer com o Spotify: podcasts. A novidade já estava disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão desde setembro. Agora, Brasil e México entram para essa lista de países a contar com os podcasts no Amazon Music.

Com isso, os assinantes do Amazon Music poderão ouvir seus podcasts por meio do aplicativo do serviço no desktop, Android e iOS, além dos alto-falantes inteligentes Echo.

Para inaugurar o recurso por aqui, a Amazon vai lançar seu primeiro podcast de produção original no Brasil: A música do dia de Nelson Motta. Nele, o jornalista vai transformar em podcast seu livro 101 canções que tocaram no Brasil, com episódios diários de até cinco minutos de duração que vão ao ar de segunda a sexta. O objetivo é expandir esse catálogo de conteúdos próprios durante o ano de 2021.

Segundo a Reuters, o Amazon Music contava com uma base de 55 milhões de usuários globais no início deste ano. O número ainda é baixo quando comparado ao concorrente Spotify, que contabiliza 320 milhões de usuários ativos mensais.

Ainda assim, ao incluir novos recursos para tornar a plataforma cada vez mais parecida com a concorrente e oferecer preços competitivos, o Amazon Music ainda tem chances de crescer. Investir no mercado de podcasts, por exemplo, parece ser um movimento esperado. O próprio Spotify tem mexido suas peças nesse campo, afirmando que 22% de seus usuários já ouvem podcasts.

[Reuters, Canaltech]