_Amazon

Amazon estaria preparando plataforma de jogos por streaming

A Amazon tem uma reputação merecida por dominar qualquer indústria que se proponha a adentrar, mas seu histórico de sucesso está longe de ser perfeito. A gigante varejista online passou anos flertando com hesitação com o mercado de games, sem ter muito a mostrar. Porém, à medida que o campo de jogos por streaming, bastante […]

Getty Images

A Amazon tem uma reputação merecida por dominar qualquer indústria que se proponha a adentrar, mas seu histórico de sucesso está longe de ser perfeito. A gigante varejista online passou anos flertando com hesitação com o mercado de games, sem ter muito a mostrar. Porém, à medida que o campo de jogos por streaming, bastante aberto a novos concorrentes, ganha tração, parece que a companhia pode ver nisso uma oportunidade de se tornar um ator importante no espaço.

O serviço de games por streaming mais notável atual é o decepcionante Playstation Now. A Sony definitivamente esteve acima da curva, mas o serviço oferece jogos mais antigos e que, invariavelmente, apresentam problemas de desempenho. Isso pode mudar em breve, e, de acordo com uma nova reportagem do Information, a Amazon espera surfar na onda dos jogos na nuvem junto de seus concorrentes Google e Microsoft.

Google anuncia streaming de jogos no Chrome, e Assassin’s Creed Odyssey será o primeiro título

O grande benefício do streaming de jogos é não exigir uma máquina muito potente para rodar jogos de gráficos avançados.

Citando duas fontes que foram informadas sobre os planos da Amazon, o Information alega que a empresa começou o processo de entrar em contato com distribuidoras na indústria dos games sobre distribuir seus produtos em seu serviço. Mesmo presumindo que tudo vá bem, a Amazon ainda não lançaria o serviço de streaming até pelo menos o próximo ano, segundo uma das fontes ouvidas pelo Information.

Seguindo a pista do Information, o Verge encontrou vagas de trabalho na Amazon listadas online para: dois engenheiros para trabalhar em “jogos na nuvem”, um “chefe de engenharia de games multiplataforma” e um engenheiro de IA capaz de trabalhar em “um tipo de jogo jamais visto”, ao lado de especialistas em computação na nuvem.

Como você sabe, a Fire TV, da Amazon, é uma plataforma de games. Espera, você não sabia disso? Você não costuma jogar na sua Fire TV?

Claro que a Fire TV passou longe de causar uma revolução no mundo dos games. Mas a Amazon trabalha já há algum tempo nessa esfera, tendo inclusive seu próprio estúdio de games. Até o momento, a coisa mais notável que o Amazon Games fez foi cancelar o desenvolvimento de Breakaway, o grande projeto que vinha desenvolvendo. Longe de ser como os apps de smartphone básicos que você pode rodar na Fire TV, Breakaway seria um jogo de PC de verdade que atrairia o público de e-sports.

A Amazon é também dona do serviço de streaming Twitch, que é um espaço extremamente poderoso na indústria de games. E seu serviço de computação na nuvem AWS tem uma unidade dedicada para trabalhar com distribuidoras de jogos. Falando em AWS, em abril de 2018 ela tinha 33% da fatia de mercado de infraestrutura na nuvem, segundo o Synergy Research Group. Empresas como Microsoft e Google estão alcançando a AWS, mas ela segue como a maior do segmento.

Nintendo, Sony, Microsoft, Electronic Arts, Google e Nvidia estão todas entrando no mercado de games por streaming com um senso de urgência aumentado, mas a Amazon tem muita coisa boa a seu favor. Sua infraestrutura na nuvem é provavelmente seu maior ativo, mas ela também tem mais dinheiro do que qualquer um, além de um CEO com uma ambição sociopata de esmagar a concorrência.

[The Information, The Verge]

Sair da versão mobile