Recentemente comprado pela Amazon, o app Comixology ganhou uma atualização no iOS que removeu um dos seus principais recursos – a possibilidade de comprar histórias em quadrinhos direto de um dispositivo móvel.

A Amazon fez, assim, a sua primeira grande interferência no app. Mesmo que não tenha modificado nada na forma como os usuários leem os quadrinhos, ela removeu a possibilidade de comprar novas histórias sem precisar recorrer a um PC. Tudo isso para evitar a taxa de 30% cobrada pela Apple para compras in-app e assinaturas.



Isso faz com que o Comixology funcione no iOS como o app do Kindle. Na loja virtual de livros da Amazon nos aparelhos da Apple, você pode baixar e ler o que comprou, mas não pode fazer novas aquisições. É possível baixar quadrinhos que estejam de graça, mas os pagos só podem ser adquiridos pelo site do Comixology.

Vale notar que essa alteração vale apenas no caso do app de iOS. O Android também ganhou uma nova versão do Comixology, mas a mudança foi mais sutil – em vez de remover totalmente a possibilidade de comprar novo conteúdo, a Amazon só fez com que as compras in-app fossem feitas através do Comixology, e não da Play Store. Assim, ela evita pagar taxas para o Google, e continua vendendo quadrinhos de dentro do app. [TechCrunch]