Amazon testa “IA vendedora” que tira dúvidas na loja virtual

Função ainda passa por testes com um grupo restrito de usuários dos EUA
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Amazon está testando uma nova função de inteligência artificial (IA) para fornecer comentários de voz sobre os principais destaques dos produtos disponíveis em sua plataforma de e-commerce. Além disso, a tecnologia é capaz de obter informações adicionais de avaliações e comentários de usuários da internet.

banner

Segundo a empresa, o objetivo é tornar a pesquisa por um novo produto no app mais “divertida e conveniente”. Além disso, a big tech descreve a função como um grupo de amigos discutindo insights para ajudar na decisão de compra. Ela ainda destaca a possibilidade de o usuário aprender sobre produtos mesmo nos momentos em que está ocupado com tarefas domésticas ou de trabalho.

“Os novos especialistas em compras de IA ajudam a economizar tempo compilando pesquisas e fornecendo informações relevantes de produtos para clientes em páginas de produtos, avaliações e insights.”

IA vendedora

Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas em língua inglesa, para um grupo bastante limitado de usuários da Amazon nos Estados Unidos. Além disso, somente para alguns produtos selecionados — e que, segundo a companhia, exigem uma reflexão bastante rigorosa no período anterior à aquisição.

Na prática, a funcionalidade utiliza modelos de linguagem para compreender o conteúdo disponível no site da plataforma e no restante da web sobre determinado produto. Assim, gera roteiros escritos e, posteriormente, transforma em clipes de áudio curtos com informações relevantes.

“O conteúdo de áudio curto com tecnologia de IA se baseia no trabalho da Amazon para tornar as compras mais rápidas, fáceis e divertidas. […] Continuaremos buscando maneiras de melhorar a experiência de compra, tornando-a mais conveniente e agradável para os clientes.”

Conforme explicado pela gigante norte-americana, no aplicativo móvel o recurso pode ser acessado diretamente em um botão com a inscrição “Hear the highlights”, logo abaixo da imagem do produto. Os usuários ainda terão a opção de interromper a reprodução do áudio a qualquer momento. Ainda não há previsão para a liberação do recurso de forma mais ampla.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas