_Componentes

Nova AMD Radeon HD 7900M transforma laptops em monstros gráficos

Em março, a Nvidia anunciou os novos chips gráficos GeForce 600M para laptops. Agora é a vez da AMD: a nova linha Radeon HD 7000M traz três modelos com a nova arquitetura 28nm, todos feitos para funcionar com CPUs da AMD ou Intel – e um deles feito para fazer laptops virarem monstros gráficos. A […]

Em março, a Nvidia anunciou os novos chips gráficos GeForce 600M para laptops. Agora é a vez da AMD: a nova linha Radeon HD 7000M traz três modelos com a nova arquitetura 28nm, todos feitos para funcionar com CPUs da AMD ou Intel – e um deles feito para fazer laptops virarem monstros gráficos.

A placa high-end 7900M tem 2GB de memória e consegue transmitir imagem a até seis monitores ao mesmo tempo. Nos benchmarks da AMD, ela alcança 70fps em Battlefield 3 a 1920×1080 com configurações em alta – é muita coisa, mas obviamente teremos que ver benchmarks no mundo real para ver se é verdade.

A AMD também anunciou o modelo “mainstream” 7800M e também o 7700M, especial para ultrabooks. Ambas têm 1GB de memória GDDR5, mas o poder de processamento da 7700M é um pouco menor. Você pode conferir todos os detalhes técnicos no Ztop.

Para economizar bateria, a AMD implementa em todas as GPUs a tecnologia Enduro, que alterna entre a placa discreta e a integrada, assim como no Nvidia Optimus. Além disso, o consumo de energia em modo standby é de quase zero watts. Todas elas contam com arquitetura 28nm – que aumenta a eficiência da GPU – e foram feitas para funcionar com processadores da Intel ou AMD.

A AMD já havia anunciado os modelos 7600M, 7500M e 7450M no final de dezembro: estes são os modelos voltados para laptops de entrada, e ainda contam com arquitetura 40nm. E se você quer placas de vídeo para desktop, a AMD já lançou a linha HD 7000 há um tempinho. [Engadget e Gizmodo US]

Sair da versão mobile