A AMD está passando por uma reestruturação para competir melhor com a Intel. Uma das novidades é um processador para laptops e desktops que consome menos energia.

O chip AMD Carrizo é composto por múltiplos núcleos de processador – chamados “Excavator” – que executam 5% mais instruções por clock e consomem 40% menos energia que a geração anterior.

O Carrizo também possui oito núcleos Radeon no chip gráfico, que consome 20% menos energia que o Kaveri – a geração anterior da AMD para laptops, criado para disputar espaço com o Core i5 no ano passado.

Três truques permitem toda essa economia de energia: a tensão no chip foi otimizada, evitando desperdício de bateria; a tensão agora se adapta a tarefas mais ou menos exigentes; e o chip gráfico ganhou um modo de baixa energia.

Como isso se compara aos processadores da Intel? É difícil dizer, pois a AMD ainda não revelou quantos watts seu novo processador consome.

O Carrizo também promete ser mais rápido graças à HSA (Arquitetura de Sistemas Heterogêneos). Com ela, o chip gráfico pode ser basicamente usado como um processador comum. A HSA permite que o chip gráfico e o processador compartilhem memória entre si, fazendo com que algumas tarefas sejam realizadas mais rápido.

Em 2012, foi criada a HSA Foundation, uma organização reunindo AMD, ARM, Imagination Technologies, MediaTek e Texas Instruments para aumentar o desempenho dos chips usando seus componentes – como o chip gráfico – para ajudar o processador. O processador Kaveri trazia uma prévia da HSA, mas o Carrizo será totalmente compatível com essa tecnologia.

Você também vai encontrar um chip dedicado para decodificar vídeo H.265, dando suporte a vídeos 4K; além de um processador de segurança da ARM.

A AMD está correndo contra o tempo: o Carrizo deve chegar a laptops no segundo trimestre, junto a processadores Intel Broadwell quad-core. Segundo a IDC, a Intel domina 82% do mercado de desktops, 90% dos laptops e 98% dos servidores. Será que este novo processador ajuda a mudar a situação da AMD? [AMD via PC World via Engadget]

Foto por Jung-nam Nam/Flickr