_Componentes

AMD em apuros? Empresa cogita se vender, diz Reuters; CEO nega

Enquanto migramos de PCs para smartphones e tablets, empresas como a AMD têm dificuldade em se adaptar. Por isso ficamos preocupados quando a Reuters informou que, segundo fontes, a AMD cogita vender parte da empresa – ou toda ela – para continuar viva. De acordo com a Reuters, a AMD contratou uma consultoria para investigar […]

Enquanto migramos de PCs para smartphones e tablets, empresas como a AMD têm dificuldade em se adaptar. Por isso ficamos preocupados quando a Reuters informou que, segundo fontes, a AMD cogita vender parte da empresa – ou toda ela – para continuar viva.

De acordo com a Reuters, a AMD contratou uma consultoria para investigar alternativas, o que poderia incluir a venda total da empresa.

As fontes dizem, no entanto, que a venda da AMD não seria prioridade. Em vez disso, ela poderia vender seu portfólio de patentes para se manter à tona.

Por sua vez, a AMD diz em comunicado que “não está buscando ativamente uma venda da empresa, nem de ativos relevantes”. O CEO Rory Read repetiu a mensagem aos funcionários, em memorando obtido pelo The Verge, dizendo que “estamos absolutamente no caminho certo”.

A AMD sofre forte concorrência da Intel em PCs, cujas vendas mundiais estão em queda. A alternativa? Chips móveis, para smartphones e tablets. Mas só recentemente a AMD lançou um chip para tablets com Windows 8, que pode demorar a ser adotado pela indústria.

Além disso, a empresa já declarou que ficará fora da guerra de smartphones. Em 2009, eles venderam sua unidade de chips gráficos móveis para a Qualcomm, que se transformou na bem-sucedida linha Adreno.

As ações da AMD despencaram em 60% este ano, e a empresa anunciou em outubro que irá demitir 15% dos funcionários. Ela não está em sua melhor forma; resta saber como ela irá melhorar. [Reuters e The Verge]

Sair da versão mobile