A AMD lançou nesta nesta semana a placa Radeon RX 6900 XT, que integra a nova linha de GPUs da marca e chega para bater de frente com a GeForce RTX 3090, da Nvidia. A placa gráfica foi pensada e otimizada para oferecer o melhor desempenho de jogos em 4K, suporte para ray-tracing e altas taxas de quadros por segundo, além de recursos de overclock.

Em comunicado enviado à imprensa, a AMD descreve a RX 6900 XT como a “placa gráfica 4K definitiva”. Baseada na arquitetura proprietária RDNA 2. Ela conta com 80 unidades de computação aprimoradas, 16 GB de GDDR6 VRAM e velocidades de clock superiores a 2,8 GHz rodando a 16 Gbps em uma interface de 256-bit. De acordo com a AMD, essa arquitetura traz 54% a mais de desempenho por watt, em comparação com a primeira geração da arquitetura RDNA de 7 nm.

A largura de banda alcança até 512 GB/s, mas pode ser ampliada graças ao chamado AMDInfinity Cache. Trata-se de um cache de d+ados “infinito” de 128 MB de alto desempenho e voltado para jogos na resolução 4K e 1440p. Segundo a AMD, isso aumenta a largura de banda da placa para incríveis 1.664 GB/s, além de reduzir drasticamente a latência e o consumo de energia.

O ray-tracing, tecnologia do momento para jogos de PC e nos consoles, também é compatível com a RX 6900 XT. O recurso adiciona efeitos de luminosidade mais naturais aos games – por exemplo, ao olhar para um espelho, em vez de ver imagens borradas, o reflexo dos personagens é muito mais realista. Para isso, a AMD equipou a nova GPU com o DirectXRaytracing (DXR), que adiciona um poderoso motor Ray Accelerator de função fixa a cada unidade de computação.

As placas gráficas baseadas em RDNA 2 são otimizadas para fornecer iluminação em tempo real, sombra e realismo de reflexão com DXR. Quando combinado com o AMD FidelityFX, que permite renderização híbrida, os desenvolvedores podem combinar efeitos de ray-tracing para garantir uma combinação ideal de qualidade de imagem e desempenho.

Por fim, a AMD incluiu o SmartAccess Memory (SAM), que permite que os processadores AMD Ryzen acessem diretamente a memória gráfica GDDR6 de alta velocidade, acelerando o processamento da CPU e aumentando a performance em títulos selecionados. O resultado é fruto de uma combinação das placas gráficas Radeon RX 6000 Series com processadores AMD Ryzen 5000 Series e placas-mãe AMD B550 ou X570.

Preço e disponibilidade

A Radeon RX 6900 XT já está à venda nos Estados Unidos pelo preço sugerido de US$ 999, o que equivale a R$ 5.020 na conversão atual, sem impostos. Ainda não há previsão de disponibilidade no Brasil, mas isso deve acontecer nos próximos meses por meio de fabricantes parceiras.