_Jogos

Overwatch é um ótimo jogo também no controle do PlayStation 4

Testamos a versão de PS4 de Overwatch, o novo grande jogo de Blizzard, e ele continua muito bom no controle, como é com teclado e mouse.

por Daniel Junqueira

Durante a Blizzcon 2015, a Blizzard anunciou que Overwatch chegaria também ao PlayStation 4 e ao Xbox One além do PC. E nós testamos a versão do jogo para o console da Sony – pela primeira vez jogamos Overwatch com um controle.

>>> BlizzCon 2015: trailer do filme de Warcraft, Overwatch para consoles e mais
>>> O fã da Blizzard que virou o diretor de dublagem para os jogos da empresa

Overwatch é um jogo de tiro multiplayer cooperativo. Você entra em uma equipe de até seis jogadores e precisa saber trabalhar bem com todos os integrantes para as coisas darem certo no jogo. Nele, o jogador assume o controle de um entre 21 heróis diferentes com características próprias – alguns são melhores para aquele momento de sair atirando para todos os lados, enquanto outros ajudam naquela hora em que é melhor se defender.

Cada herói tem poderes próprios. Um ninja dispara estrelas, um cowboy obviamente é bom de tiro, mas além disso eles também tem outras habilidades especiais, como o poder de teleportar horizontalmente de Tracer, ou o de criar uma muralha de gelo que bloqueia ataques adversários de Mei.

Existem três modos – um de captura de pontos no mapa, um de acompanhamento de carga que deve ser levada até certo lugar do mapa antes do tempo se esgotar, e um último que vence quem conseguir controlar uma área pelo maior tempo possível. As partidas são disputadas em melhor de três – quem ganhar duas rodadas primeiro é o vencedor do duelo.

A estratégia é importante e adaptável dentro do jogo. Dependendo do modo que você escolheu e o momento em que está do jogo, talvez seja melhor escolher um personagem de características diferentes. Sempre que você morre dentro do jogo, pode escolher voltar com um herói diferente. Assim, se em certa altura da partida sua equipe perceber que é melhor reforçar a defesa, algum dos jogadores pode retornar com algum personagem defensivo – o que pode forçar a equipe adversária a adotar uma estratégia diferente.

No console

Jogos de tiro em primeira pessoa, no geral, são melhores no teclado e mouse. Mas Overwatch também sairá para os consoles, o que significa que também precisa de suporte a controle. E como foi a adaptação? Muito boa.

Os botões de atirar e de ativar as habilidades especiais são os superiores – os botões L1, L2, R1 e R2, no PS4 – enquanto o triângulo aciona o poder especial. Quadrado, X e círculo servem para recarregar, pular e agachar, respectivamente.

A jogabilidade é fluida como é de se esperar – eu, particularmente, gosto muito mais de jogar em controle do que em teclado, e fiquei extremamente satisfeito com a experiência no controle do PS4. Na parte técnica, não há o que se reclamar: o jogo roda bem suave, embora não tenha os mesmos 60 FPS da versão de PC.

Quando posso jogar?

Overwatch é um dos jogos mais aguardados do momento, e felizmente seu lançamento está próximo. O jogo sai oficialmente dia 24 de maio, mas é possível jogá-lo antes disso. Para começar, os testes beta da versão de PC estão rolando há algum tempo – e continuarão rolando até o lançamento do jogo.

Entre os dias 5 e 9 de maio vai rolar o beta público aberto, disponível para todos os jogadores em todas as plataformas. Quem comprar Overwatch – seja a versão de PC por R$ 159,99 ou a de consoles por R$ 249,99 – até o dia 29 de abril vai ganhar acesso antecipado ao beta aberto do jogo, podendo jogá-lo nos dias 3 e 4 de maio . O beta aberto vai inaugurar os servidores nacionais do jogo – o que é bem importante para partidas sem lag.

Sair da versão mobile