Há pouco mais de um ano, a Realmac Software lançou o app Clear, uma lista de tarefas para iOS que combina sua função principal a um design belo e simples. A partir de agora, você pode conferir a tentativa do desenvolvedor em replicar sua fórmula – sucesso por simplicidade – com um app de câmera que custa US$ 1.

Em sua maior parte, o Analog Camera para iOS oferece o que você esperaria: um app incrivelmente rápido e fácil para tirar fotos, adicionar filtros, e fazer o upload para a internet. Você pode ver os filtros e compartilhamento nas imagens acima. Não há nada de surpreendente por enquanto.

Mas temos uma novidade aqui: com um simples movimento vertical, você pode alternar entre a interface da câmera e a visão de galeria. Isso lembra a boa interface baseada em gestos do Clear. E o gesto funciona bem rápido:

analog-camera-gif

 

A partir daí, o app trabalha duro para manter tudo simples. Você pode tocar para escolher o foco usando um dedo. Um toque com dois dedos revela dois botões: um para foco, outro para exposição:

analog-camera-gif 2

Dessa forma, a câmera pode focar em um ponto, e medir a exposição à luz em outro. Isso é um gesto maravilhoso. Infelizmente, não é um novo: o Camera+ já tem essa funcionalidade.

A partir daqui, a evolução da Analog Camera é na verdade uma redução: há menos opções para alterar a aparência de suas fotos. Observe todas as diferenças entre o Camera+ (esquerda) e o Analog Camera:

analog-camera 2

Não é possível nem tirar foto com a câmera frontal no Analog Camera! E faltam recursos úteis como compensar a exposição, para deixar a foto um pouco mais clara ou mais escura.

A Realmac Software argumenta que a simplicidade permite que você realize a principal tarefa – tirar fotos mais rápido – sem a “bagunça” encontrada em outros apps. Ou seja, se você acha que outros apps não são realmente bagunçados, talvez você não goste deste aqui.

Se você está interessado em conferir o Analog Camera, faça isso agora: ele está disponível a um preço “introdutório” de US$ 1. [iTunes]