_Telecomunicações

Anatel vai ter app para comparar planos e ofertas de operadoras

Comparar planos de operadoras pode ser meio complicado. Pacotes mensais ou semanais, franquias de internet, aplicativos ilimitados, quantidades de minutos — são muitos fatores e tentar pensar em todos eles de uma vez pode deixar as coisas confusas demais. Isso, porém, deve ficar mais fácil no futuro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que […]

Anatel já estuda iniciar o desligamento do 3G no Brasil

Sinclair Maia/Anatel

Comparar planos de operadoras pode ser meio complicado. Pacotes mensais ou semanais, franquias de internet, aplicativos ilimitados, quantidades de minutos — são muitos fatores e tentar pensar em todos eles de uma vez pode deixar as coisas confusas demais. Isso, porém, deve ficar mais fácil no futuro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que fará um aplicativo comparador de ofertas.

De acordo com o comunicado enviado a imprensa, o Conselho Diretor do órgão aprovou a proposta de instituir um grupo de trabalho para acompanhar a criação do Aplicativo Anatel Comparador. “O aplicativo vai permitir aos usuários a comparação de ofertas de serviços de telecomunicações por serviço ou em combos”, diz a publicação.

O único problema, porém, é a previsão de lançamento: dez meses. Isso é bastante coisa. Se você não quer esperar, há algumas opções para comparar planos.

O site Meu Plano encontra a oferta mais barata entre pós-pago e controle de acordo com o que você procura. Ele também tem um app, disponível para Android e iOS, que mede quanto você usa de internet e ligações para recomendar o melhor plano.

O app WePlan, disponível para Android, faz praticamente a mesma coisa, mas inclui também planos pré-pagos. Os dados, porém, são cadastrados pelos próprios usuários e, por isso, podem não ser tão precisos ou atualizados quanto deveriam.

O aplicativo da Anatel provavelmente será mais completo do que esses. De acordo com o presidente da Agência, Leonardo de Morais, “a Anatel tem estudado medidas para aferir a qualidade do serviço e divulgar o desempenho das prestadoras, a partir do ano que vem”. Portanto, imagino que, além de custo-benefício, o Anatel Comparador vai levar em conta quem presta o melhor serviço.

Seja como for, é ótimo saber que teremos mais ferramentas para comparar planos e escolher a melhor oferta.

Sair da versão mobile