O Android 10 aparentemente já tem data para chegar em alguns smartphones: 3 de setembro. A informação foi revelada por duas pessoas que trabalham na área de suporte técnico do Google.

Os primeiros celulares que poderão baixar a nova versão do Android serão os celulares Pixel, incluindo o 3, 3XL, 3a, 3a XL e versões anteriores. O pessoal do PhoneArena diz que até mesmo os primeiros Pixel, lançados em 2016, poderão baixar a nova versão do sistema operacional.

A revelação vem apenas alguns dias após o Google anunciar que irá abandonar a nomenclaturas com doces. A empresa argumenta, por exemplo, que nem todas as pessoas entendiam direito os doces e sobremesas usados para apelidar o sistema operacional.

Em alguns países, por exemplo, uma torta não era necessariamente uma sobremesa, e marshmallows não são muitos populares em várias partes do mundo. Portanto, o novo Android chama-se simplesmente Android 10.

Entre as principais novidades do Android 10 estão o modo escuro, mais controle de privacidade e melhorias no pós-processamento de fotos.

Smartphones de outras fabricantes devem receber o Android 10 em breve, mas cada marca possui planejamentos próprios. A demora acontece porque é preciso adaptar o software enviado pelo Google, uma vez que as empresas incluem recursos exclusivos e modificam a aparência do sistema.