
Android 16 chegou! Veja o que muda com o novo sistema do Google

Logo após a Apple revelar o iOS 26, o Google lançou o Android 16 para download nesta terça-feira (10). Antes do lançamento do Pixel 10 em agosto. Os telefones Pixel já começaram a receber a atualização, enquanto os outros Androids terão que esperar mais alguns meses.
Em testes beta há meses, o sistema operacional parece ter sido antecipado para competir com a empresa rival. O Android 16 tem um design totalmente novo, com mais experiências de inteligência artificial do que a novidade da Apple, aliás.
O design da interface Material 3 Expressive, anunciado há algumas semanas, será o grande destaque, oferecendo cores e formas mais intuitivas. No entanto, haverá também outras mudanças na atualização. Embora algumas delas estejam disponíveis apenas para Pixel, outras estarão nos outros Androids. Confira abaixo:
Novos recursos do Android 16
Bate-papos em grupo RCS: vai permitir atribuir ícones e nomes personalizados aos bate-papos em grupo RCS.
Google Fotos: novo editor de imagens com tecnologia de IA deve facilitar a remoção de elementos indesejáveis das fotos, bem como a adição de novos.
Emoji Kitchen: combinações de adesivos do Emoji Kitchen para criar emojis rapidamente como adesivos no teclado do Gboard.
Favoritos do Google Home: definir atalhos para os aplicativos favoritos do Google Home em cada dispositivo, podendo parear as câmeras de segurança com o Google TV, enquanto o celular tem atalhos para os alto-falantes da casa.
Verificação de segurança estendida: o aplicativo Segurança Pessoal permitirá estender o tempo da Verificação de segurança de acordo com mudanças de agenda.
Pagamentos de transporte público pelo Wear OS: o dispositivo vestível permitirá pagar viagens de transporte público por aproximação sem precisar abrir o Google Wallet.
Além disso, esta semana, o Google anunciou um lançamento de recursos para o Android Enterprise. Sendo assim, as pessoas que utilizam dispositivos Android no trabalho vão passar a contar com Segurança aprimorada, como verificação de identidade, selos corporativos no Google Wallet; suporte ao Gemini no Google Docs, permitindo seu uso para gerenciar documentos e rascunhar novos; e, por fim, acesso de PDF no Chrome por meio de telefones Android.