Ele chegou: depois de nos provocar com imagens e de ser visto rodando no Motorola Droid, o Android 2.0 mostra a que veio neste vídeo oficial com suas novas funcionalidades, e foi liberado hoje para desenvolvedores pelo SDK. Cara, o Android 2.0 é muito bom!

Os destaques do Android 2.0 revelados no vídeo são um novo layout para os contatos que lembra os contatos integrados do HTC Hero — ele puxa dados de diferentes fontes, tem suporte a sincronização bidirecional e tem uma função nova muito legal chamada Quick Contact, que mostra todos os jeitos possíveis de entrar em contato com alguém quando você toca o ícone dessa pessoa. O Quick Contact também pode ser embutido em qualquer programa.

E tem mais novidades: SMS pesquisáveis, suporte a Exchange, mais controles da câmera, um teclado virtual melhorado com multitoque, um navegador web atualizado com uma interface melhor e suporte a HTML5, e muito mais.

Quanto ao hardware, o Bluetooth está mais completo, com suporte total à especificação 2.1, novos perfis e suporte melhorado a diferentes tamanhos de tela, como WVGA (800×480) e FWVGA (854×480). É difícil não ficar ansioso pelo lançamento do Android 2.0. [Android Developers]