_Android

Android 2.1 para Motorola Dext fica mais completo, vem com novo Motoblur

Nós já havíamos explicado como instalar o Android 2.1 no Motorola Dext, que hoje está abandonado oficialmente na antiga versão 1.5. Mas a ROM não tinha algumas funcionalidades como câmera, acelerômetro e bússola. Depois que vazou uma ROM oficial da Motorola com Android 2.1, os desenvolvedores foram rápidos e apresentaram uma ROM completamente funcional para o aparelho.

Nós já havíamos explicado como instalar o Android 2.1 no Motorola Dext, que hoje está abandonado oficialmente na antiga versão 1.5. Mas a ROM não tinha algumas funcionalidades como câmera, acelerômetro e bússola. Depois que vazou uma ROM oficial da Motorola com Android 2.1, os desenvolvedores foram rápidos e apresentaram uma ROM completamente funcional para o aparelho.

O responsável pela ROM adlxmod 2.0 é o entusiasta Alexandre Dumont, que você deveria seguir no Twitter. Estou usando-a bastante desde que ela foi lançada na terça-feira à noite, e tudo está funcionando direito: câmera, acelerômetro, dados, Wi-Fi, Bluetooth, GPS… Só falta a aceleração 3D, então alguns jogos pesados (como Replica Island) não funcionam bem – mas ainda estou jogando muito no meu Dext, então isso não faz muita falta.

As novidades desta ROM são mostradas no vídeo abaixo, feito pelo Nick (@CliqAnDroid). Esta na verdade é a ROM oficial que vazou – e não a ROM customizada adlxmod 2.0 – mas elas são praticamente iguais. As novidades incluem navegador e Android Market melhorados, compatibilidade com mais apps e o novo MotoBlur, semelhante ao do Quench e FlipOut. (Sinceramente, o MotoBlur não me faria falta.) Funções como galeria 3D de imagens e multitoque, presentes no Milestone, ficaram de fora.

As instruções para instalar a ROM são basicamente as mesmas de antes. Lembramos que o procedimento a seguir é por sua conta e risco, então se algo der errado a responsabilidade é sua. Mas deu certo para muita gente (inclusive eu!), então vale a pena tentar:

– Baixe e instale os drivers da Motorola;

– Baixe a ROM do Android 2.1 (adlxmod 2.0) para o Dext e coloque-a no cartão de memória, fora de qualquer pasta;

– Siga o guia para instalar o ADB (Android Debug Bridge);

– Faça o root no Dext usando o tutorial do HandlerExploit, que vai fazer você perder o 3G na Claro;

– Instale a ROM do Android 2.1 seguindo as instruções do post anterior.

O grande problema ainda é perder o 3G na Claro, por motivos que explicamos no post anterior. Existe uma forma de fazer root no Dext sem perder o 3G da Claro, mas a ROM não vai funcionar – o Alexandre já está trabalhando nisso, então pode ser questão de tempo; melhor segui-lo no Twitter para saber. (Vale lembrar que o 3G funciona, em geral, nas outras operadoras: estou na Vivo em São Paulo e meu Dext tem sinal 3G.)

E quanto à ROM oficial vazada – isto quer dizer que o Android 2.1 vai chegar em breve no Dext? Talvez! Por enquanto, a atualização do Dext segue "sob avaliação", enquanto a do Cliq – versão americana do Dext – foi atrasada para este trimestre. Mas se a ROM vazada, voltada para o Cliq, funciona bem no Dext com algumas adaptações de desenvolvedores voluntários, não vejo porque a Motorola não poderia fazer o mesmo. Espero que o update venha logo: depois de usar estas ROMs customizadas, não consigo voltar mais para o Android 1.5.

Ah, se você tem um Quench ou Backflip, instalar o Android 2.1 ainda não é possível – na verdade, continua sendo impossível até mesmo rootear os dois aparelhos é possível rootear o Quench (valeu, @mtabreu!) e talvez o Backflip também, mas não há uma ROM com Eclair para eles ainda. Se você tem o Samsung Galaxy ou algum aparelho da HTC, deveria dar uma olhada nesta lista de ROMs no site The Unlockr. [ModMyMobile via Alexandre Dumont]

Sair da versão mobile