Ao instalar um app no Android, você precisa concordar com um monte de permissões que o software exige, mas não há nenhuma opção para ajustar isso. Agora, o Android Police descobriu um novo recurso do Android 4.3 que permite a você fazer exatamente isso.

Chamado Apps Ops, o recurso está embutido no Android 4.3, porém fica oculto por padrão. Ainda assim, um novo app chamado Gerente de Permissões permite usar o recurso: um ajuste fino nas áreas às quais outros apps no seu smartphone ou tablet têm acesso.

Dessa forma, você pode escolher seletivamente se cada app pode – ou não! – ler seus contatos, saber sua localização, o que seja. Você pode baixar o app aqui, mas apenas se tiver Android 4.3, é claro. Não está claro se o Google tem qualquer intenção de ativar oficialmente o recurso; ao mesmo tempo, ele já é extremamente útil, mesmo que exija um app de terceiros para funcionar.

O Android 4.3 traz coisas novas, na maior parte, para os bastidores: por exemplo, ele oferece suporte a resoluções 4K. Mas como você pode notar, essas novidades são bem bacanas. [Android Police via Engadget]