O Android 4.2.2 já está disponível para download para os aparelhos Nexus. Esta nova versão do sistema do Google traz algumas pequenas mudanças e uma delas deve decepcionar muita gente – o AdBlock Plus não pode mais ser usado.

A atualização do Android já pode ser baixada se você tiver um Nexus 4, um Nexus 7 ou um Galaxy Nexus (ou caso tenha convertido o seu Galaxy X para o Galaxy Nexus). O nosso leitor Raphael de Bem inclusive nos mandou uma screenshot do seu Galaxy X convertido recebendo o Android 4.2.2:



nexus422

E o que há de novo? São poucas coisas. O Android Police deu uma vasculhada no e separou algumas novidades interessantes. As notificações de downloads foram levemente alteradas: elas mostram a porcentagem concluída do download e o tempo estimado para o app acabar de ser baixado.

As configurações rápidas também foram modificadas. Agora você precisa pressionar por alguns segundos os botões do modo avião e do Bluetooth para ativá-los ou desativá-los. Eles agora são diferentes dos outros. No botão de Wi-Fi, por exemplo, você pressiona uma vez para ativar ou desativar, e se segurar alguns segundos entra nas configurações de rede.

A mudança que mais deve incomodar os usuários, no entanto, foi uma que bloqueia o uso do AdBlock Plus – um dos principais apps usados para bloquear as propagandas nos dispositivos que não fizeram root. O AdBlock Plus se aproveitava de um erro no Android para definir uma proxy para o aparelho e, assim, conseguia bloquear as propagandas. Mas a falha também poderia ser usada para outros fins, como mudar as configurações de proxy para phishing, por exemplo. O Google, então, corrigiu o erro e o AdBlock Plus está inutilizável no Android 4.2.2. Portanto, se você fizer muita questão de se livrar das propagandas, é melhor não atualizar o sistema por enquanto.

As novidades, portanto, são essas. Infelizmente, as atualizações por aqui acabam demorando mais – quem tem o Galaxy X da Samsung continuará no 4.1.1 a não ser que faça a conversão para o Galaxy Nexus, e o Nexus 4 ainda não foi lançado no Brasil. Queremos saber agora de vocês, caros leitores: já fizeram a atualização? O que mais encontraram de bom nela? [Android Police, Android Play. Imagem via Raphael de Bem. Obrigado pela ajuda!]