_Android

Google lança novo Android 5.1 Lollipop primeiro em smartphones baratos

O Lollipop 5.1 está sendo distribuído a dispositivos Android One na Indonésia. Eles são basicamente um Nexus para as massas.

O Google costuma lançar duas novas versões do Android por ano. Essa “regra” foi quebrada no ano passado com o anúncio do Lollipop 5.0, mas uma nova atualização já está chegando – e donos de dispositivos Nexus vão ter que esperar.

O Lollipop 5.1 está sendo distribuído a dispositivos Android One na Indonésia. Eles são basicamente um Nexus para as massas: custam cerca de US$ 100, mas recebem atualizações diretamente do Google por até dois anos. Esses updates não contam na franquia de dados, e você pode gastar até 200 MB por mês para atualizar apps da Play Store.

Na página oficial do Android One para a Indonésia, o Google revelou a versão 5.1:

E neste post anunciando o lançamento do Android One na Indonésia, a imagem faz uma referência sutil ao Android 5.1 – a hora é 5:10:

O Android Police teve acesso a um desses smartphones para confirmar o número de versão:

Note que, na imagem acima, o aparelho roda uma build com os termos “userdebug” e “dev-keys”. Isso significa que ele oferece acesso root e tem algumas ferramentas para depuração (encontrar e reduzir bugs) – ou seja, pode ser apenas um teste para um lançamento maior em algumas semanas.

O Lollipop já recebeu algumas atualizações 5.0.x para corrigir aqueles bugs irritantes, mas uma versão 5.1 sugere algumas mudanças mais notáveis. O que há de novo? Infelizmente, o Google não publicou um changelog, nem fez qualquer anúncio oficial sobre o sistema.

Por enquanto, parece que não há nada muito visível. Segundo o Android Police, a mudança mais notável é permitir que você alterne entre redes Wi-Fi e dispositivos Bluetooth direto na área de notificações, sem abrir o painel de configurações:

… [no Android 5.0], quando você abre a central de notificações e depois o menu de configurações rápidas, você pode ligar ou desligar o Wi-Fi ou Bluetooth tocando em seus respectivos ícones, ou tocar na palavra “Wi- Fi” ou “Bluetooth” para abrir a lista completa de redes ou dispositivos.

No Android 5.1, a palavra “Wi-Fi” e “Bluetooth” no menu de ajustes rápidos inclui uma pequena seta apontando para baixo… Toque na palavra, e você abre uma pequena lista das redes Wi-Fi ou dispositivos Bluetooth mais próximos. Isso permite que você crie ou mude conexões sem sair do seu app atual.

O Phandroid também notou um usuário mencionando um app de análise de bateria para verificar se o Project Volta está fazendo seu trabalho. Ele oferece diversas estatísticas para desenvolvedores descobrirem o que está sugando energia, e fornece APIs que limitam o app quando a bateria está acabando.

No ano passado, o Android Pit publicou uma lista alegando que o Android 5.1 seria lançado até o final deste mês, trazendo correções para vários problemas no Lollipop: ele ganharia de volta o modo silencioso, traria mais estabilidade e teria um melhor gerenciamento de memória e bateria.

O Android Police encontrou referências ao Android 5.1 em builds para o Nexus 5, Nexus 6 e Nexus 9. Eles devem ser os primeiros dispositivos – depois da linha Android One – a receber o novo Lollipop. Enquanto isso, as fabricantes se esforçam para entregar a versão 5.0 aos usuários.

O Google nunca dormiu no ponto ao lançar atualizações para o Android. Para relembrar: em 2010, tivemos o Froyo e Gingerbread; em 2011, vieram o Honeycomb e Ice Cream Sandwich; em 2012, Jelly Bean 4.1 e 4.2; em 2013, Jelly Bean 4.3 e KitKat. Parece que o ritmo não desacelerou.

[Android PolicePhandroidAndroid Authority]

Imagem inicial de giuseppemilo sob licença Creative Commons

Sair da versão mobile