Houve muito comentário em torno da Samsung por causa de dois eventos individuais nesta semana, incluindo a apresentação de seu dispositivo dobrável ainda sem nome. Outra revelação interessante, vinda do Android Dev Summit (um evento para desenvolvedores Android realizado nos EUA), no entanto, é um recurso que permitirá que os usuários continuem usando aplicativos Android enquanto eles estão sendo atualizados.

• O que se sabe sobre o smartphone dobrável da Samsung
• Android oferecerá suporte a telas dobráveis, o que significa que devemos ter várias opções em 2019

O recurso foi anunciado como parte da API de atualizações dentro de apps do Android, que o Google disse que está atualmente sendo testada e será lançada para os desenvolvedores em breve. Stephanie Cuthbertson, diretora de gerenciamento de produtos do Android, escreveu no blog de desenvolvedores para Android:

Você terá duas opções com essa API; a primeira é uma experiência em tela cheia para atualizações quando você espera que o usuário espere que a atualização seja aplicada imediatamente. A segunda opção é uma atualização flexível, que significa que o usuário pode continuar usando o app enquanto a atualização é baixada. Você pode customizar completamente o fluxo de atualização de forma que ele pareça parte do seu app.

Verge apontou que o recurso tem como objetivo basicamente forçar os usuários a atualizar seus apps (ou seja, é um passo de segurança para aqueles que se recusam a atualizar apps por pura preguiça). A novidade é uma boa para usuários que não gostam de se incomodar em atualizar os apps e também para desenvolvedores, que querem que usemos a versão mais recente de seus apps.

GIF: Android

O anúncio do Android de sua tecnologia para dispositivos dobráveis também foi um dos pontos altos do evento, com a empresa destacando seu suporte ao dispositivo que a Samsung está preparando e que foi mostrado de maneira breve pelo vice-presidente sênior da empresa sul-coreana, Justin Denison, durante a Samsung Developer Conference 2018. Embora Denison não tenha dado um prazo para a chegada do produto, o Google apontou que a Samsung planeja oferecer o dispositivo no próximo ano.

Cuthbertson apontou que a API de atualizações dentro de apps ainda está sendo testada com parceiros do Android com acesso antecipado. Embora ela tenha afirmado que a novidade deve chegar em breve para os desenvolvedores, nenhuma data foi revelada.

[The Verge]