_Android

Terceiro beta do Android 12 traz recursos para rotação de tela, jogos, screenshots e mais

Ainda faltam alguns meses até o lançamento oficial do Android 12, mas sua versão beta continua sendo testada a todo vapor. E pouco mais de um mês após a chegada do segundo beta, o Google está lançando a terceira versão de testes do sistema operacional — com algumas novidades bem interessantes, diga-se de passagem. Embora […]

Imagem: Google

Imagem: Google

Ainda faltam alguns meses até o lançamento oficial do Android 12, mas sua versão beta continua sendo testada a todo vapor. E pouco mais de um mês após a chegada do segundo beta, o Google está lançando a terceira versão de testes do sistema operacional — com algumas novidades bem interessantes, diga-se de passagem.

Embora não traga tantas atualizações quanto no beta anterior, o Android 12 agora inclui um dos recursos mais pedidos pelos usuários: capturas de tela roláveis. Isso significa que o software pode fazer uma screenshot de uma página inteira, mesmo quando ela não fica totalmente visível na tela do celular. Basta tocar na opção “Capturar mais”, logo após apertar o botão de captura. Segundo o Google, essa função já é compatível com a maioria dos aplicativos para Android.

Captura de tela: Google

Outra melhoria notável no terceiro beta do Android 12 é a adição de um novo mecanismo de busca chamado AppSearch, que permite que os apps encontrem dados de forma rápida e fácil em todo o seu telefone sem sacrificar a segurança. Além disso, ao utilizar a câmera fronta, o Google diz que a função de rotação automática da tela do Android 12 deve ser mais rápida e responsiva.

Para quem joga pelo smartphone, mais uma boa notícia: o beta mais recente do Android 12 recebeu um novo recurso que permite jogar títulos enquanto eles estiverem sendo baixados, o que significa que não será mais necessário aguardar o download completo do game para experimentá-lo. Contudo, isso vai depender de cada desenvolvedora, que precisará disponibilizar essa função para seus jogos.

GIF: Google

Por fim, o beta do Android 12 ganhou uma série de ajustes e mudanças de API para desenvolvedores, como novas APIs de indicadores de privacidade quanto ao uso de câmera e microfone, modo de jogo para melhor ajustar o desempenho de um aplicativo, e muito mais.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do Android 12.

Android 12 está quase aí

Se o Google seguir o cronograma de versões anteriores, é provável que o Android 12 está mais perto do que nunca. Isso porque a companhia costuma lançar apenas três versões beta do sistema antes de lançar o software estável ao público geral. Logo, pode ser que este seja o último beta — e portanto a última vez que teremos novos recursos disponíveis para teste — do sistema. Nas próximas semanas, o foco do Google deverá se voltar para possíveis problemas ou bugs que possam surgir.

Quem já tinha instalado o segundo beta do Android 12 no aparelho, certamente deve ter notado uma atualização automática liberada via over-the-air (OTA). O sistema pode ser baixado (por sua conta e risco) em aparelhos compatíveis com a plataforma, incluindo alguns modelos da Xiaomi e Samsung, além, claro, dos smartphones Pixel, do próprio Google.

Sair da versão mobile